Carnaval
A história do Carnaval começa na Grécia Antiga, possivelmente em 600 a.C. Era um festival em que os gregos faziam os cultos em agradecimento deuses do Olimpo pela produção agrícola e pela fertilidade do solo. Na Roma Antiga o mesmo festival era realizado de 17 a 23 de dezembro, com grandes festas onde tudo era permitido. Eram as Saturnalis, também em agradecimento aos deuses, principalmente a Saturno.
Nas Saturnalis tudo parava: negócios, cultos religiosos, os escravos ganhavam a liberdade temporária e era escolhido um “rei” para comandar os cortejos. Hoje, quem substitui o Saturnalitius Prince é o Rei Momo.
No século XI, durante a Idade Média, quando a Igreja Católica implantou a Semana Santa, o festival foi transferido para o início da Quaresma, o período de jejum que antecede a Paixão de Cristo. O nome, Carnaval, também faz referência ao período de jejum, pois deriva do latim, “carnis” e “levale”, ou seja, “adeus à carne”.
Como a Igreja calcula o seu calendário litúrgico pelo calendário lunar, o Carnaval também obedece esse cálculo, acontecendo sempre 47 dias antes da Páscoa. Assim, a data varia ano a ano. Oficialmente, o Carnaval tem a duração de três dias, começando no domingo e indo até a terça-feira, terminando antes da Quarta-feira de Cinzas, mas a festa se tornou tão popular que há locais em que já dura uma semana.
O Carnaval no mundo
O período de Carnaval é comemorado praticamente em todo o mundo. Um dos Carnavais mais antigos e tradicionais acontece ainda atualmente em Veneza, na Itália, onde as pessoas saem às ruas com fantasias e máscaras, promovendo bailes e desfiles.
Fora do Brasil, um dos carnavais mais famosos é o de Nova Orleans, nos Estados Unidos. A festa acontece durante todo o mês que antecipa a “terça-feira gorda”, ou “mardi gras”, em francês. O costume começou pelos colonizadores franceses, em 1699 e é marcado especialmente por paradas de bandinhas, colares de conchas e máscaras de gesso.
O Carnaval Brasileiro
O Brasil é conhecido em todo o planeta pela folia de carnaval. De norte a sul, o Brasil interrompe praticamente tudo para os festejos de Momo.
Os carnavais brasileiros mais frequentados, tanto pelos brasileiros quanto por turistas estrangeiros, são o de Recife, Salvador, Rio de Janeiro e, nos últimos anos, também São Paulo, sendo que os desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo são transmitidos internacionalmente.
Em Recife é famoso o bloco Galo da Madrugada, o bloco de Carnaval com o maior número de foliões do planeta. Na Bahia, o grande sucesso é o axé, que acompanha os trios elétricos pelas ruas, trazendo todos os foliões atrás.
No Rio de Janeiro, além dos desfiles, o Carnaval também traz os blocos, alguns já famosos, como o Monobloco, o Suvaco de Cristo, a Banda de Ipanema e o Simpatia é Quase Amor, que movimentam a cidade durante todo o Carnaval.
O Carnaval 2015
Neste ano, o Carnaval acontece a 17 de fevereiro. A data, embora não seja feriado oficial brasileiro, sempre é marcada pela paralisação de serviços, comércio e indústria. É a época dos festejos de Momo, e o brasileiro ainda considerado o povo mais festeiro no mundo todo. Se não é feriado, é feito feriado.