O Dia de Santa Francisca Romana é celebrado em 9 de março em homenagem à padroeira dos motoristas e dos oblatos da Ordem de São Bento.
Francisca Romana nasceu em 1384, nos Estados Papais, um território da península Itálica. Ela era filha de Paolo Bussa e Iacobella dei Roffredeschium, um casal rico e aristocrático.
Ela foi batizada quando criança e aos 11 anos já desejava se tornar freira, contudo, seus pais queriam que ela tivesse um marido e forçaram a menina a se casar aos 12 anos de idade com Lorenzo Ponziani, um comandante das tropas papais em Roma que também vinha de uma família rica.
Apesar de não ser o que Francisca desejava, viu em seu marido um bom homem, cristão assim como ela, e os dois acabaram se completando espiritual e socialmente. O casal teve seis filhos e se dedicaram a praticar o bem e a fazer caridade, ajudando pobres e doentes.
Lorenzo Ponziani admirava sua esposa e os dois transformaram sua rica casa em ambulatório, asilo, hospital e albergue para aqueles que não tinham condições ou eram abandonados.
Mesmo praticando tanto bem e sendo bastante religiosa, Francisca passou por momentos difíceis e demasiadamente tristes quando viu dois de seus filhos morrerem da Peste Negra. Nesse período, a cidade de Roma, onde o casal vivia, estava arruinada pelas lutas entre o papa e os muitos antipapas, uma crise essa que levou o nome de Grande Cisma do Ocidente.
Outro filho de Francisca foi feito de refém durante a guerra e o marido foi feito prisioneiro, após de ter sido gravemente ferido na guerra. Lorenzo jamais se recuperou totalmente, e acabou falecendo em 1436.
Mesmo com tanto sofrimento, Francisca continuou sua obra de caridade, ajudando os necessitados e precisou vender quase tudo o que tinha. Ela se entregou de vez à vida religiosa e fundou junto com suas amigas religiosas a Ordem das Irmãs Oblatas Olivetanas de Santa Maria Nova, e ficou conhecida como “Mãe de Roma”.
Santa Francisca Romana faleceu aos 56 anos de idade, em 9 de março de 1440, em Roma, na Itália.