O Dia de Santa Maria Domenica Mantovani é celebrado no dia 2 de fevereiro.
Maria Domenica nasceu em 12 de novembro de 1862, na província de Verona, na Itália. Seus pais, Prudência Zamperini e João Batista Mantovani, juntamente com seu avô, a influenciaram a ser uma pessoa de boa índole e cristã.
Devido à pobreza da família, Maria não estudou muito, frequentou apenas a escola primária, mas apesar dessa escassez de contato com a cultura, ela se tornou uma mulher inteligente e de muita boa vontade e senso prático.
As boas influências da família fizeram dela uma pessoa dedicada à oração e a qualquer coisa que estivesse relacionada a Deus, mostrando que isso era a verdadeira vocação de sua vida.
Quando completou 15 anos de idade, Maria começou a ser orientada por José Nascimbeni, um padre que a manteve no caminho de uma vida de perfeição. Nesse período, ela se dedicou a ensinar catecismo às crianças e tinha o hábito de visitar e cuidar de pobres e doentes.
Maria Domenica se tornou freira e foi a primeira madre superiora do instituto das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, que fundou junto com o santíssimo José Nascimbeni (Giuseppe Nascimbeni).
Hoje esse instituto está espalhado pelo mundo, contando com 1.200 irmãs, sendo 150 casas presentes no Brasil, Itália, Uruguai, Argentina, Paraguai, Suíça, Angola e Albânia, todas dedicados às mais diversas atividades caritativas e apostólicas.
Maria Domenica Mantovani, também conhecida como Madre Maria Josefina da Imaculada, morreu em 2 de fevereiro de 1934, devido a uma enfermidade. Em 27 de abril de 2003, esta freira foi beatificada pelo Papa João Paulo II.