O Dia de Santa Maria Josefina do Coração de Jesus Sancho de Guerra é celebrado no dia 20 de março.
Maria Josefina nasceu no dia 7 de setembro de 1842, na cidade de Vitória, na Espanha. Ela era a filha primogênita do serralheiro Barnabé Sancho e da doméstica Petra de Guerra e acabou ficando órfã de pai ainda muito jovem.
Foi a mãe de Maria Josefina que a preparou para a Primeira Comunhão, recebida quando ela tinha 10 anos. A menina era muito estudiosa e completou sua educação na cidade de Madri, onde morava com alguns parentes.
Maria Josefina também demonstrou precocemente o seu interesse para a religiosidade e a sua grande devoção à Nossa Senhora e à Eucaristia, e também era bastante atenta às necessidades dos doentes e dos pobres.
Ela retornou à cidade natal quando completou 18 anos e revelou à sua mãe o desejo que tinha de entrar em um mosteiro, dizendo que havia nascido com vocação religiosa e gostaria de experimentar a vida clausura. Foi então que ela começou a fazer parte do Instituto Servas de Maria, que havia sido fundado recentemente.
Durante um período, enquanto estava experimentando a nova vida, Maria Josefina chegou a ficar em dúvida se realmente tinha vocação e contou isso a algumas figuras como o arcebispo de Saragoça (que mais tarde se tornou um santo) e madre Soledade Torres Costa, que contribuíram para que ela pudesse amadurecer suas ideias e objetivos e também dando sugestões a ela dos chamados que poderia atender.
Maria Josefina se dedicou então a atender os doentes, tanto em suas casas como em hospitais, e durante muito tempo, cerca de 40 anos, foi a superiora do Instituto. Nos últimos anos de sua vida, madre Maria Josefina sofreu muito com uma enfermidade que a mantinha quase sempre sentada em uma poltrona ou deitada em uma cama.
Santa Maria Josefina do Coração de Jesus Sancho de Guerra faleceu em 20 de março de 1912; foi beatificada em 1992 pelo Papa João Paulo II e canonizada em 2000, pelo mesmo pontífice, em Roma.