O Dia de Santo Aniceto é celebrado em 17 de abril.
Aniceto nasceu em Emesa, na Síria, no ano 110. Ele foi o 11º papa, eleito em 155, quando tinha 45 anos e onde ficou na função até a sua morte, em 166, e foi sucedido pelo Papa Sotero.
Papa Aniceto foi sucessor do Papa Pio I e naquela época, Antonio era o imperador romano. Nesse período, Aniceto teve que enfrentar muitos problemas, como por exemplo, as perseguições contra os cristãos e as seitas, que eram consideradas bastante imorais pela Igreja. Essas seitas confundiam os fiéis e os colocavam contra a autoridade do papa e também desrespeitavam a Igreja de Roma.
Felizmente, Aniceto tinha ao seu lado Policarpo, que mais tarde também viria a se tornar um santo da Igreja Católica, que o ajudava a enfrentar tais dificuldades e que contribuiu para que os pagãos se convertessem ao catolicismo.
Ele também teve outro auxiliar, o Hegesipo, que escreveu um livro orientando e provando para as pessoas que o Papa Aniceto era quem seguia corretamente a doutrina cristã e não os integrantes das seitas paralelas à Igreja.
Santo Aniceto faleceu em 166, aos 56 anos de idade, entre os dias 16 a 20 de abril. Em 1970 foi escolhido o dia 17 de abril para a sua festa litúrgica. Seu corpo foi sepultado nas escavações que posteriormente se transformaram nas catacumbas de São Calisto, e que estão localizadas na Itália.
Ele não morreu sob tortura, como um mártir, apesar de ter sido dentro de um período de perseguição aos cristãos, contudo, o sofrimento que teve ao enfrentar as dificuldades durante o seu governo como Papa, explica a reverência ao seu nome.