O Dia de Santo Antonino de Florença é celebrado em 2 de maio em homenagem ao padroeiro da Arquidiocese de Florença.
Antonino de Florença, também chamado de Antonio Pierozzi e De Forciglioni, nasceu em 1 de março de 1389, na cidade de Florença, na Itália. Era filho de Niccolò e de Tomasina Pierozzi, ambos cristãos.
Quando tinha 16 anos, Antônio foi recebido na Ordem Dominicana e recebeu das mãos do fundador beato João Dominici o seu hábito religioso, que é a vestimenta religiosa usada pelas pessoas das comunidades monásticas pertencentes a uma ordem ou congregação religiosa.
Apesar da pouca idade, Antônio recebeu a responsabilidade de administrar várias casas de sua Ordem nas cidades de Nápoles, Cortona, Roma, bem como em sua cidade natal, Florença. Ele trabalhou com muito zelo para mantê-las e pouco a pouco essas comunidades passaram a fazer parte de uma nova Congregação criada por João Dominici, a fim de criar uma forma de vida mais rigorosa dentro da Ordem.
De 1433 a 1446 Antonino serviu como vigário da Congregação e em 13 de março de 1446 foi consagrado Arcebispo de Florença pelo Papa Eugênio IV. Nesse período ele ganhou a admiração e amor de seu povo, que começou a chamá-lo pela forma diminutiva de seu nome, ou seja, de Antônio para Antonino.
Antonino também escreveu vários livros e suas obras contribuíram para um grande desenvolvimento da área da teologia moral. Entre suas obras, as mais conhecidas são Summa theologica moralis (1477), a Summa confessionalis e Curam illius habes (1472), que são três manuais para os confessores, que são os santos e beatos que não foram martirizados.
Santo Antonino de Florença faleceu em 2 de maio de 1459, aos 70 anos de idade, em Florença, na Itália e seu funeral foi realizado pelo Papa Pio II, que estava a caminho do Concílio de Mântua quando soube de sua morte. Ele foi canonizado em Roma, no dia 31 de maio de 1523 pelo Papa Adriano VI.