O Dia de Santo Higino, Papa é celebrado em 11 de janeiro.
Higino nasceu em data desconhecida, na cidade de Atenas, capital da Grécia. Ele era filho de um filósofo grego e teve uma educação muito próxima à religião cristã.
No ano 138 foi eleito Papa em substituição ao Papa Telésforo, se tornando então o 9º Papa da Igreja Católica Romana. Ele governou a Igreja por 4 anos e durante esse período, enfrentou momentos conturbados de perseguições aos cristãos e também pelos focos de heresia que começavam a aparecer nesses primeiros tempos da Igreja.
Para lhe auxiliar nesses tempos difíceis, Higino contou com a ajuda de São Justino, um filósofo e teólogo, e juntos condenaram os heresiarcas e as heresias e conseguiram triunfar com sucesso diante desses desafios.
Higino também teve que enfrentar um movimento gnóstico, que é um conjunto de correntes filosófico-religiosas de caráter místico e esotérico, que é considerado heresia pela Igreja Católica. Os hereges que seguiam essa filosofia de mistérios foram excomungados pelo Papa.
Seguindo o exemplo do imperador Adriano, Higino mexeu nas estruturas hierárquicas e na cerimônia do batismo, afim de melhorar o serviço da Igreja e, segundo a tradição conta, ele foi o responsável por instituir os padrinhos de batismo.
Não se sabe ao certo o ano e o motivo da morte de Higino, mas acredita-se que ele foi martirizado no ano 142 d.C, após ser perseguido em Roma pelo imperador Marco Aurélio.
O Papa Santo Higino foi enterrado próximo à tumba de São Pedro, no Vaticano, e foi sucedido pelo Papa São Pio I (142-154).