O Dia de Santo Hilário de Arles é celebrado em 5 de maio e ele é venerado pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa.
Hilário de Arles nasceu no ano 403, em Gália, antiga região onde atualmente está localizada a França. Ele foi um nobre de origem pagã, que tinha relação de parentesco com o bispo Honorato de Arles (426-430) que o converteu ao cristianismo.
Santo Hilário trabalhou como funcionário do governo e, juntamente com Germano de Auxerre, foi incumbido de acabar com os abusos do clero que estavam ocorrendo em algumas províncias da Gália.
Entre os investigados estava o bispo Celidônio de Viena, que foi acusado processualmente por violação e homicídio. Hilário foi para Roma e apresentou provas contra ele ao papa, que as recusou para encobrir o bispo e mandou encarcerá-lo.
Após isso, Hilário de Arles conseguiu retornar à Gália, onde foi excomungado pelo concílio, ou seja, recebeu a punição de ficar fora da comunhão, sendo banido da comunidade religiosa.
O imperador romano Valentiniano III (425-455) levado pela decisão dos membros da Igreja, mandou prender Hilário sob a acusação de trair os princípios pastorais expressos no concílio.
Em pouco tempo, os bispos de Viena reportaram ao papa por meio de uma carta a eleição do bispo Ravênio de Arles (449-456) para substituir Hilário que logo depois foi condenado à morte.
Santo Hilário de Arles faleceu em 5 de maio de 449, aos 46 anos de idade, na Gália (atual França).