O Dia de Santo Onésimo é comemorado no dia 16 de fevereiro em homenagem ao escravo sábio, que foi evangelizado por São Paulo e encontrou em Jesus Cristo a inspiração para sua vida.
Os registros indicam de Onésimo era originário da Ásia, e seu tempo de vida foi no período posterior ao nascimento e morte de Jesus.
Sua história é emocionante e triste, pois de escravo, tornou-se bispo. Em seu nome carregava sua essência e seu fim: Onésimo em grego é igual a “útil”.
Como escravo, servia a um homem muito rico chamado Filêmon e sua família, e em certa ocasião pegou dinheiro de seu patrão e, temerosamente, partiu em fuga.
Naquele tempo, qualquer escravo que cometesse infrações era severamente punido, pois era marcado a ferro quente, Onésimo, apavorado, fugiu para Roma, e lá acabou sendo preso.
Na prisão, encontrou São Paulo, imediatamente nasceu uma grande amizade, e Onésimo passou a seguir São Paulo e todos os seus ensinamentos sobre a vida e os milagres de Jesus.
Como crente, Onésimo sabia que deveria se reencontrar com seu amo, principalmente para pedir-lhe desculpas.
São Paulo, temendo a ira de Filêmon, intercedeu por ele, através de uma carta, onde relatou toda a transformação de Onésimo através da evangelização em nome de Jesus.
Além de pedir que Filêmon recebesse Onésimo como se estivesse recebendo a si próprio.
Filêmon aceitou as súplicas de São Paulo, pois ele próprio já havia se convertido, justamente pelas mensagens de devoção e carisma que São Paulo havia lhe ensinado sobre Jesus.
Definitivamente Santo Onésimo sabia que seu lugar era junto a São Paulo, e assim o fez, ambos partiram para Colossos, promulgando a palavra Santa.
Em 109, Onésimo foi elevado a bispo do povoado de Éfeso, lá ganhou fama e respeito por:
· Demonstrar através de suas virtudes os melhores exemplos de um bom cristão;
Sua palavra e seu exemplo foram ouvidos muito além da cidade, despertando assim a ira humana e a perseguição dos judeus, que interferiram para que Onésimo e São Paulo tivessem dias difíceis.
Foi então que Onésimo foi capturado, levado à Roma para ser julgado, e como era costume naquela época, para quem desrespeitasse as ordens, foi morto por apedrejamento.
Este é o maior ensinamento que São Onésimo deixou ao mundo, “o perdão”, incondicional. Pois a partir do momento que São Paulo escreveu a linda carta e se propôs a ficar no lugar de Onésimo, caso Filêmon desejasse prendê-lo, é o maior exemplo de misericórdia e amor que alguém poderia mostrar ao mundo.
Padroeiro amado dos oprimidos, dos enclausurados e de todos aqueles que se encontram na condição de escravidão, São Onésimo demonstrava a Fé de forma inabalável, moldada nos ensinamentos do Apóstolo São Paulo.
Morreu em nome do Cristianismo, amando os ensinamentos de Cristo e servo espiritual, guiado por São Paulo, não resistiu quando desejaram o apedrejar, e como se não bastasse, quebraram os seus ossos e o decapitaram, mas não modificou sua fé para ser poupado, por isso, é considerado além de Santo, mártir da Igreja Católica.
Por isso, no dia 16 de Fevereiro rendemos dignas homenagens a São Onésimo, o coração de São Paulo.