O Dia de São Charbel Makhlouf é celebrado em 24 de julho. Nasceu no Monte Líbano, em 8 de maio de 1828 e desde muito pequeno sempre se sentiu atraído pela religiosidade. Relatos contam que ele tinha o hábito de ir até grutas para rezar e sentir-se mais próximo de Deus.
Quando completou seus 23 anos de idade, Charbel percebeu que era o momento certo de se fazer monge. Como não queria que sua família se aflingisse com a dor do adeus, saiu de casa sem se despedir e partiu para o Mosteiro de Nossa Senhora, na Ordem Libanesa Maronita.
Nessa época, ele que nasceu sob o nome Youssef (José), mudou seu nome para Charbel, em homenagem à um mártir do século II. E então, Charbel fez votos de castidade, de pobreza e de obediência, e deixou para trás o seu passado. Ele considerou isso como uma morte para o mundo e um nascimento para Deus.
Em 1859, pós 6 anos de preparação, Charbel foi ordenado sacerdote e foi para o Mosteiro de Annaya, onde passou a morar. Ele sempre foi conhecido por ser extremamente humilde e por jamais ter reclamado de algumas incompreensões as quais sofria.
Anos depois, Charbel decidiu se tornar eremita, então pediu permissão para viver isolado e se consagrou cada vez mais por seu trabalho no campo, e por suas penitências e orações.
Ele faleceu em 24 de dezembro de 1898, aos 70 anos de idade, na província de Monte Líbano, vítima de uma paralisia que o atacou dias antes.
São Charbel Makhlouf é venerado pela Igreja Católica e sua beatificação ocorreu em 5 de dezembro de 1965, e sua canonização em 9 de outubro de 1977, ambas realizadas pelo Papa Paulo VI, no Vaticano.