No dia 29 de Setembro é comemorado o Dia de São Gabriel Arcanjo, considerado o padroeiro dos diplomatas, dos mensageiros, dos carteiros, dos operadores de telefonia e dos radialistas. Segundo a tradição, Gabriel e seus anjos são os porta-vozes das notícias positivas, ajudam a dar direção à vida, bons caminhos, compreensão e sabedoria.
Gabriel é o arcanjo da Anunciação, seu nome significa “Deus é a minha proteção”, “Emissário do senhor” ou ainda, “Homem de Deus”. Diz-se que a maior preocupação deste arcanjo é romper hostilidades e possibilitar às pessoas a capacidade de se adaptar a todas as situações. Gabriel é mensageiro na Terra com o objetivo de transmitir a luz divina e comover os adultos no que diz respeito às crianças e à humanidade.
Gabriel Arcanjo é visto, mencionado e repetido no Velho e no Novo Testamento, foi o emissário de Deus, relatou o nascimento de João Batista e se dirigiu até Nazaré para transmitir à Maria o nascimento de Cristo. Além disso, Gabriel foi o arcanjo escolhido por Deus para conduzir todo o aparecimento da salvação, desde a revelação das profecias ao anúncio da vinda de Cristo, acompanhando-o no decorrer de toda a sua vida na Terra. Gabriel, ainda, é o portador da oração mais popular do cristianismo: a ave-maria, pois foi o primeiro a proferir tais palavras.
Gabriel, além de ser o arcanjo da anunciação, também é arcanjo da esperança e da revelação. A ele foi dada a missão mais importante que jamais havia sido confiada antes: anunciar o nascimento de Jesus, motivo que o fez ser venerado desde a antiguidade, até mesmo no islamismo pelo nome de Jibril ou Jabra'il.
Nos dias 24 de março e 29 de setembro principalmente, quando é festejado por todos os cristãos, a Igreja de Cristo deve agradecer a São Gabriel Arcanjo por sua importante colaboração como mensageiro de Deus e transmissor de sua luz divina e mensagens de boas notícias.