O Dia de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores é celebrado em 27 de fevereiro.
Ele também é conhecido como São Gabriel da Virgem Dolorosa, mas nasceu sob o nome de Francesco Possenti, em 1 de março de 1838, na Itália.
A mãe de Gabriel morreu quando ele tinha apenas 4 anos de idade e, apesar de ele ser uma criança feliz e cheia de energia, ele tinha tendência de ser desobediente e ficar exaltado toda vez que era repreendido por seu pai.
Tempo depois, o garoto recebeu aulas do comandante da guarnição militar de Spoleto, que o ensinou a manejar pistolas e fuzis. Em pouco tempo, ele se tornou um exímio cavaleiro e atirador e a caça acabou se tornando o seu lazer favorito.
Aos 13 anos, Gabriel começou a estudar no colégio dos jesuítas e mostrou ser um aluno muito inteligente em seus anos de escola, tendo um bom convívio com os colegas e professores.
Apesar de ter vivido alguns anos frequentando festas, peças de teatro e lendo romances, o que reconheceu mais tarde como atividades perigosas para a alma, ele não deixou de trilhar um caminho santo.
O que ocorreu é que certa vez ele foi acometido por uma doença grave, que o levou a prometer que se chegasse à cura, dedicaria a sua vida a Deus, se tornando padre. Apesar do prometido, Gabriel não cumpriu a promessa e isso se repetiu mais uma vez, quando ficou enfermo novamente, fez a mesma promessa e não a cumpriu.
Mas aos 20 anos, Gabriel teve um sinal divino, quando em uma procissão em que assistia notou que a imagem de Nossa Senhora o olhava fixamente, e ele ouviu as palavras "cumpra sua promessa!", que o deixaram abalado e decidido a entrar para o seminário.
São Gabriel ficou conhecido por sua grande devoção à Virgem Maria, mas infelizmente teve uma vida muito breve, morrendo pouco antes de completar 24 anos, em 1862.
Ele foi canonizado pelo Papa Benedito VX em 1920, sob o nome de São Gabriel Possenti da Madre Dolorosa.