O Dia de São José Benedito Cotolengo é celebrado em 30 de abril.
José Benedito Cotolengo nasceu em 3 de maio de 1786 na cidade de Brá ao norte da Itália. Sua família era cristã fervorosa e desde muito pequeno, José demonstrava sua preocupação com o próximo. Conta-se que com apenas 5 anos de idade ele começou a medir os cômodos de sua casa com uma vara para estimar quantos pobres e doentes poderiam ser abrigados ali.
Quando completou 17 anos, José Benedito entrou para um seminário e com 25 anos tornou-se sacerdote na diocese de Turim, na Itália. Anos mais tarde, ele se tornou padre e quando estava com 51 anos, algo decisivo aconteceu.
Ele foi convocado para ministrar os sacramentos a uma mulher grávida que estava sofrendo de uma doença grave e estava prestes a morrer e os hospitais se recusavam a interna-la, alegando que não haviam mais leitos vagos para pobres e doentes terminais.
Padre José ministrou os sacramentos àquela mulher que não demorou muito a falecer. Incomodado com aquela situação, ele confortou os familiares, orou bastante e decidiu que aquele era o momento de ele finalmente cumprir sua vocação.
José Benedito alugou uma casa e recebeu doações de remédios e camas e a partir daí, começou a abrigar os doentes pobres e os marginalizados, assim como tinha desejado quando criança. Ele trabalhou nessa casa como enfermeiro e cuidava da manutenção dela, tudo isso sem deixar de lado a sua função de padre.
Apesar de fazer somente o bem nessa casa, o padre José foi perseguido por políticos da cidade que mandaram fechá-la, contudo, ele não desistiu de sua missão e posteriormente fundou uma congregação religiosa, a Congregação da Pequena Casa da Divina Providência.
São José Benedito Cotolengo morreu de fadiga em 30 de abril de 1832, aos 56 anos de idade.