O Dia de São Lázaro é comemorado no dia 17 de dezembro.
Porém, se for levado em consideração o homem Lázaro, que vivia rodeado de cães – o padroeiro dos cães e dos leprosos – o dia da sua comemoração é no dia 21 de Junho.
Apesar dessas discrepâncias, ambos os homens são reverenciados e são importantes de acordo com sua história e missão no evangelho de Jesus Cristo. Em todos os casos, São Lázaro é um dos homens que protagonizou um dos maiores momentos descritos na Bíblia.
São Lázaro foi protagonista de um dos muitos milagres de Jesus Cristo. Lázaro era um homem pobre e que vivia junto das suas duas irmãs Maria e Marta.
Ao longo de sua vida, Lázaro foi discípulo de Jesus Cristo, e inclusive foi um personagem muito atuante em toda sua missão. Sua casa servia de abrigo para Cristo, e seu objetivo de vida foi ajudar a espalhar a mensagem do evangelho por toda a região de Betânia – uma cidade que ficava perto de Jerusalém, no oriente médio.
Com o passar dos anos, Lázaro adoeceu e passou a cada vez mais se debilitar por causa da sua doença. Esse fato fez suas duas irmãs ficarem preocupadas por sua vida, e essa circunstancia levou ao reencontro de Jesus.
Nesse reencontro, Jesus Cristo chegou a Lázaro em um tempo tardio. No momento em que Jesus se encontrou com seu velho amigo, ele já estava morto há quatro dias. De acordo com o Novo Testamento, esse reencontro de Jesus com Lázaro foi emocionante – onde o próprio Cristo se emocionou ao descobrir que seu amigo já não estava mais entre eles.
Com as súplicas de Marta (irmã de Lázaro), Jesus fez um de seus milagres e ressuscitou Lázaro. Após esse famoso milagre, Lázaro se tornou testemunha viva do poder de Deus e de Cristo, poder o qual sua irmã Marta jamais duvidou devido à força de sua fé.
Lázaro, após ser ressuscitado, continuou a divagar toda a mensagem de Cristo em várias regiões Oriente Médio – de acordo com historiadores, Lázaro se tornou bispo na cidade em que hoje possui o nome de “Lamaca” ( antiga Citio ).
Muitas pessoas acreditam que São Lázaro é o padroeiro dos cães e dos leprosos. Na realidade, São Lázaro foi o homem ressuscitado por Jesus que vivia na Betânia (São Lázaro também era reconhecido como Lázaro de Betânia), e não é de forma alguma o homem que é descrito no livro de Lucas na bíblia.
O outro homem descrito por Lucas é um homem pobre que sofria de lepra. Esse homem vivia sempre rodeado de cães e vivia nas portas de um homem rico – o qual apenas o ajudava com migalhas de seu grandioso banquete.
Apesar do mesmo nome, os dois homens são pessoas distintas.