O Dia de São Marcos é celebrado em 2 de abril em homenagem ao padroeiro de Veneza, do Egito e de Calhandriz.
Marcos nasceu no ano 10 a.C em Cirene, na Pentápolis (antiga Líbia) e a Igreja Católica também lhe dá o nome de João Marcos, indicado como o companheiro de São Paulo, nos Atos dos Apóstolos.
Marcos foi o responsável por escrever os sermões de Pedro, que estão no Evangelho segundo Marcos, e o fez antes de viajar para Alexandria, no Egito, onde fundou a Igreja de Alexandria. A partir daí, se tornou o primeiro bispo de Alexandria e foi o fundador do Cristianismo no continente africano.
A casa de Marcos foi o local onde Jesus celebrou a última Ceia e instituiu a Eucaristia, e foi a responsável por receber os discípulos após a morte de Cristo, e é o mesmo local onde ele foi após sua ressurreição e também onde o Espírito Santo fez sua visita.
São Marcos passou um tempo em Alexandria, retornou à sua cidade de nascimento por mais um tempo, e depois voltou à Alexandria. Chegando lá, ele encontrou pagãos que estavam ofendidos pelo fato dele ter se dedicado a converter os alexandrinos da sua tradicional religião helenística.
No ano de 68 d.C, em um domingo de Páscoa, enquanto celebrava a missa, Marcos foi capturado pelos pagãos que colocaram uma corda em seu pescoço e o arrastaram pelas ruas da cidade até que morresse.
Em 828 d.C., as relíquias de São Marcos que estavam em Alexandria, foram roubadas por mercadores e levadas à Veneza, cidade da Itália que na época tinha o São Teodoro como padroeiro. E lá foi construída uma basílica para guardar as relíquias de Marcos, que recebeu o nome de Basílica de São Marcos e ele tornou-se então o novo padroeiro da cidade.
Marcos era judeu e fazia parte de uma das famílias pioneiras do cristianismo em Jerusalém.