O Dia de São Pedro Tomás é celebrado em 8 de janeiro.
Pedro Tomás nasceu no ano 1305, na cidade de Périgord, na França. Filho de pais muito pobres, desde muito cedo Pedro se agarrou à vida do Carmelo. Suas principais qualidades eram a sua grande sabedoria e sua santidade e os serviços que exerceu à Igreja Católica foram muito úteis; ele foi Procurador Geral da Ordem do Carmo, na cidade de Avinhão, na corte do Papa Clemente VI.
Quando tinha 49 anos, se tornou bispo de Lipari e Patti. E para consolidar a paz entre imperadores e reis e a união com as Igrejas Orientais, Tomás se tornou representante pessoal do papa, que recebe o nome de legado papal. Em 1363, se tornou arcebispo em Creta e em 1364 foi Patriarca Latino de Constantinopla.
Pedro também foi um prelado, que é uma autoridade da Igreja Católica, que tem a função de dirigir uma Prelatura, que por sua vez, são unidades com o objetivo de atender às necessidades dos fiéis.
Durante sua vida, Pedro recebeu de reis e papas atividades nada fáceis, mas que ele aceitava sem pestanejar e as exercia com muito empenho e boa vontade. Ficou conhecido por ser um grande pacificador de reis e príncipes que haviam se afastado da Igreja, e que depois acabavam voltando.
Como um bom carmelita, Pedro Tomás sempre vestia seu hábito e escapulário e vivia intensamente uma regra carmelita que propõe "meditar dia e noite na lei do Senhor". Dessa forma, ele sempre mantinha sua mente ocupada com Deus.
São Pedro Tomás faleceu em 1366, aos 61 anos de idade, na cidade de Farmagusta, em Chipre. Pelo belíssimo trabalho que exerceu para a Igreja Católica no século XIV, São Pedro Tomás é considerado um precursor do ecumenismo, que é a busca pela unidade entre as religiões.