O Dia de São Tiago Menor, também lembrado como Santiago Menor, é celebrado em 3 de maio.
Tiago nasceu no século I, na Galileia e foi filho de Maria e de Alfeu, que é citado na Bíblia, mais especificamente no Novo Testamento, como pai do apóstolo Tiago. Tiago também é irmão de Judas e recebeu o "Menor" para diferenciá-lo do São Tiago Maior ou Santiago Maior, filho de Zebedeu.
Alguns historiadores acreditam que Tiago Menor teria sido primo de Jesus Cristo e que inclusive eles possuíam algumas características físicas semelhantes.
De acordo com o Evangelho de São Matheus, Jesus convidou doze companheiros para seguir ao seu lado com a tarefa de evangelizar o mundo. Os doze apóstolos foram: André e seu irmão Simão (que foi chamado de Pedro), João e seu irmão Tiago (Maior), Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tadeu, Simão Cananeu, Judas Iscariotes e seu irmão Tiago (Menor).
Segundo o historiador Flávio Josefo, Tiago se voluntariou a dirigir a Igreja de Jerusalém e foi um participante muito ativo do primeiro Concílio da Igreja, que pregava o evangelho para os pagãos.
Ele foi líder da comunidade cristã por volta de dezoito anos de sua vida e a sua piedade causou inveja e fúria de alguns sacerdotes judeus, principalmente do Anás II. Esse grupo de sacerdotes se reuniu então para exterminar Tiago e fizeram isso o apedrejando até a morte.
São Tiago Menor faleceu em Jerusalém, aproximadamente no ano 62.