O Dia de São Tomé é comemorado no dia 3 de julho em homenagem ao padroeiro dos pedreiros, dos arquitetos e dos cegos.
São Tomé, que também podemos chamar de Tomas, foi um apóstolo escolhido por Jesus, que ensinou e aprendeu com seus ensinamentos. Era pescador e compôs a corte dos doze apóstolos.
A história nos conta que São Tomé nasceu na Galiléia e tinha como profissão a pesca. Também um fato incomum era seu apelido de Dídimo, que significava gêmeo.
Na Bíblia, encontramos as passagens sobre São Tomé e como sua vida foi rica em aprendizado e vivências espirituais, em cada episódio que vamos relatar neste artigo São Tomé demonstra a participação efetiva na vida de Jesus e qual foi sua influência nas decisões.
Lázaro estava sendo perseguido há muito tempo e ameaçado de ser apedrejado, Jesus, logo que soube do fato, partiu imediatamente para a Judéia para tentar impedir este ato de violência. Tomé, sem hesitar, convocou todos os discípulos para também partirem com Jesus.
Tomé demonstrou com esta atitude:
•Compromisso em defender Jesus, pois ele também corria o risco de ser apedrejado;
•Honra e fidelidade a Jesus e aos outros discípulos.
Ao anunciar aos discípulos sobre o grande dia previsto na sua vida, o dia do sacrifício de Jesus, Tomé também interferiu veementemente, pois queria evitar que partisse para que o sacrifício fosse evitado.
•E nesse momento, diante da indagação de São Tomé sobre para aonde Jesus iria, temos a resposta mais sublime de Cristo: “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”.
Esse evento aconteceu logo após a morte e ressurreição de Cristo. Como Tomé não estava presente durante os dias que aconteceram o fato, quando seus amigos discípulos lhe contaram, ele temerosamente não acreditou.
E impetuosamente disse que só acreditaria quando enxergasse Jesus e pudesse ver pessoalmente suas cicatrizes, e assim aconteceu:
•Jesus apareceu, chamou Tomé para perto de si, mostrou-lhe suas mãos marcadas e também os ferimentos em seu corpo.
Cristo não julgou Tomé pela sua incredibilidade, tão pouco por duvidar da sua ressurreição, mas ensinou-lhe uma lição:
•Que devemos crer conforme o tamanho de nossa fé.
Diante da prova de Jesus vivo, onde não crer, não foi visto como pecado por Jesus. São Tomé partiu em peregrinação, passou pelo povo persa, hircanios e outros. Logo após chegou à Índia e lá se tornou um mártir pela sua pregação.
A história conta que o lugar onde estava sepultado São Tomé na Índia foi encontrado por portugueses, inclusive havia um ferimento com lança que ainda estava com o sangue coagulado, a comprovação fiel de sua Santidade.
No dia 3 de Julho, é comemorado como data do Translado de São Tome, data instituída pela Igreja.
A frase: Só acredito vendo! está relacionada a São Tomé
São Tomé foi incrédulo diante de todos os discípulos, e conforme a história bíblica, mais de uma vez. Talvez não por colocar sua fé em Cristo a prova, mas simplesmente pela necessidade de exemplificar ao mundo, que de fato Crer é seguir cegamente por um caminho sem destino.
Proeza está que só é possível para quem é temente a Cristo, na sua totalidade.