DIA DO BIÓLOGO
O Dia do Biólogo é comemorado no dia 3 de Setembro, uma profissão bastante relevante para a sociedade, por isso é muito justo pontuarmos os grandes desafios da profissão e todas as suas contribuições para a sociedade.
A comemoração neste dia ocorre em homenagem ao dia da Regulamentação, pela Lei número 6.684 de 03 de Setembro de 1979, da profissão de biólogo. Sendo que a definição mais detalhada de suas áreas de conhecimento foi definida pela Resolução CFbio nº 10 de 05 de Julho de 2003.
Considerando o mundo em rotação acelerada, a profissão de biólogo assume um papel extremamente relevante, pois os questionamentos que circundam a área da biologia são extensos, para dar conta dessas respostas o nível de exigência da formação dos candidatos a biólogos é muito alta.
A palavra biólogo é de origem grega, é oriunda de biologia que significa “estudo da vida”, então podemos entender que biólogo é aquele que estuda tudo o que está relacionado com a vida.
Sem dúvida o biólogo é um estudioso permanente, mas não se limita a laboratórios e microscópios. O trabalho de pesquisa científica, descobrindo, analisando, estão totalmente integrados nessa profissão.
Sua área de investigação é ampla desde a origem dos seres, distribuição das espécies, análise dos genes, células, estrutura do ecossistema, enfim tudo o que engloba a vida terrestre, inclusive todas as questões que envolvem o ser humano.
Mas sua formação acadêmica abre um grande leque para atuar como professor de biologia se optar procurar cursar uma licenciatura, ou também poderá concluir sua graduação em bacharelado, o que lhe dá total condição para trabalhar em empresas privadas e públicas, ou como autônomo.
Seu foco é preservação da natureza, que engloba a pesquisa com animais e plantas, por isso, além das pesquisas em laboratórios, faz muitos trabalhos de campo.
Inúmeras possibilidades de trabalho surgem a partir da profissionalização do estudante de biologia, nas mais diversas áreas:
Todos os equipamentos de biotecnologia precisam da supervisão do Biólogo que participa do desenvolvimento de produtos, pois com seu conhecimento saberá identificar:
1. Qual é o tipo e necessidade da pesquisa;
2. Na área comercial, orienta os compradores sobre a utilização correta dos produtos biotecnológicos.
Na bioinformática a exigência do Biólogo é em participar da formulação de programas para utilização na elaboração e transformação dos dados em informações seguras em todas as áreas de estudos.
É de responsabilidade do Biólogo, desenvolver juntamente com outros profissionais, o programa preventivo de saúde pública da comunidade, bem como garantir sua aplicabilidade.
1. Atuando no controle de pragas, epidemias, prevenção de doenças;
2. Com pesquisa, identificando e catalogando espécies características da região. Subsídios de informações fundamentais para o plano de saúde coletiva;
3. Orienta as famílias e a comunidade sobre cuidados necessários para evitar a contaminação e epidemias.
Este campo de trabalho exige do Biólogo a utilização da tecnologia computacional para elaboração e transformação dos dados em informações seguras em todas as áreas de estudos.
Os incríveis avanços nesta área oferecem condições ao Biólogo geneticista de realizar experimentos sobre mapeamento genético, e possibilidades de uso de células tronco, para a cura de muitas doenças.
Além de, realizar exames para diagnósticos de doenças genéticas. Amplamente necessário, através desses estudos, o Biólogo identifica variações de genes, inibidores de enzimas, simulações da composição celular, etc.
Cresce muito a necessidade de atuação do Biólogo junto às empresas privadas e governamentais, para elaborar planos de contenção e preservação do meio-ambiente.
Com seus estudos sobre a biodiversidade, emite relatórios e a partir desses relatórios os programas de gestão ambiental são estabelecidos.
Trabalha tanto na coleta de amostras como na organização dessas informações para estudos. Algumas possibilidades estão na:
1. Biologia marinha;
2. Controle de pragas;
3. Catálogo de novas espécies.
É outra área onde o profissional é bastante requisitado, atuando como biomédico, trabalha em pesquisa para produção de medicamentos e vacinas, também faz diagnósticos de doenças em laboratórios de análises clínicas.
Dinamismo e estudo andam paralelamente para a formação do Biólogo, que, além disso, deve:
1. Gostar das questões que envolvem a biologia, que envolvem natureza, genética e pesquisa;
2. A capacidade de observação e concentração;
3. Organização e detalhismo;
4. Raciocínio lógico e apurado;
5. Ser perseverante para chegar aos melhores resultados.
É uma profissão com muitos desafios e com um promissor mercado de atuação profissional, considerada inclusive como a profissão do futuro.
Por isso, neste Dia do Biólogo, os profissionais merecem uma respeitosa homenagem, da mesma proporção da importância do seu trabalho para a sociedade.
Os biólogos são cientistas que trabalham na área da biologia, e eles geralmente trabalham em lugares como laboratórios e campos de pesquisa, estudado todos os lugares onde possuem vida.
Para atuar nesta profissão, é preciso possuir dupla habilitação, ou seja, a técnico-científica e a legal. A primeira é possível conseguir completando o curso de graduação, e a segunda com o Conselho Regional de Biologia da jurisdição onde você atua.
Entre as áreas de conhecimento dos Biólogos estão a biofísica, a botânica, a genética e muito mais.
O Dia do Biólogo é comemorado em 3 de setembro no Brasil.