No dia 20 de Setembro é comemorado o dia do Engenheiro Químico, que é o profissional formado em Engenharia com foco em Química.
A engenharia química é bem abrangente e também pode ser conhecida como engenharia universal, uma vez que junta os conhecimentos básicos de engenharia como matemática e física, com outros mais específicos como química, biologia e computação.
Um dos químicos mais famosos de todos os tempos e considerado o pai da Engenharia Química foi Alfred Nobel, que durante sua vida contribuiu muito para o desenvolvimento de novos processos químicos, sendo considerado o inventor da dinamite e também da borracha sintética.
Após a morte de Nobel, foi atendido um dos desejos de seu testamento que era a criação de uma premiação que reconhecesse os méritos de pessoas que tivessem dado uma grande contribuição para a humanidade, atualmente conhecido como o Prêmio Nobel, premiando as seguintes áreas do conhecimento: Química, Física, Medicina, Literatura, Ciências Econômicas, que premia de acordo com critérios técnicos, e o da Paz, que premia quem teve algum tipo de contribuição para a manutenção da Paz Mundial.
O Engenheiro Químico é o responsável pelo planejamento, construção e operação de indústrias, atuando também no desenvolvimento de novos processos e produtos químicos e em suas transformações, com foco em processos químico-industriais superiores, ecológicos, seguros e, claro econômicos, sempre buscando aliar seus conhecimentos técnicos com as necessidades do negócio.
Um profissional formado em engenharia química pode atuar em diversas áreas e funções como engenharia ambiental, bioengenharia, engenharia de segurança, engenharia de produção, na gestão de tecnologias e processos de inovação, área técnica de vendas entre outras.
“Hoje é dia de abraçar o profissional que transforma matérias e cria soluções para o nosso futuro!”