O Dia de Maria Mãe de Deus é celebrado em 1 de janeiro em homenagem à Maria, mãe de Jesus, Maria de Nazaré e Nossa Senhora.
A data de nascimento de Maria é desconhecida, mas é celebrada em 8 de setembro. O seu local de nascimento é na cidade de Nazaré, na Galileia, uma grande região de Israel.
Maria nasceu 60 anos depois que seus pais Joaquim e Santa Ana se casaram. Ela era judia e aos 3 anos de idade, conforme a tradição judaica, foi apresentada ao Templo de Jerusalém, principal centro de culto do povo de Israel, e lá ficou até os 12 anos servindo ao Senhor, época em que seu pai veio a falecer.
Devido à morte de Joaquim, Maria foi levada à Nazaré, onde morava José, também conhecido como São José, José de Nazaré e José, o carpinteiro.
Depois de 3 anos na cidade, Maria casou-se com José. Estudos apontam que São Joaquim, o pai de Maria, era irmão de José, o que caracterizou o casamento como uma endogamia, ou seja, uma união entre parentes, o que é muito comum entre os judeus.
São José já estava em idade avançada quando foi reunido com os jovens de Jerusalém pelo Sumo Sacerdote, para saber qual deles seria o pai do Messias que traria paz ao mundo. Para isso, cada um deles teria um cajado de madeira, onde o escolhido teria o seu cajado florido.
Foi então que Deus escolheu José, florindo o seu cajado com um lírio. Já Maria recebeu o aviso pelo anjo Gabriel, de que Deus a havia escolhido para ser a mãe de Jesus. Dessa forma, Maria foi prometida a José, e após o casamento, ela concebeu milagrosamente Jesus, filho de Deus, sem que tivesse nenhuma relação marital.
A princípio, José desconfiou de sua esposa grávida de um filho que não era seu e rompeu com ela. Mas após um sonho místico que teve, onde um anjo lhe falou que Maria estava gerando Jesus, filho do Espírito Santo, que iria salvar todo o seu povo dos pecados, José acabou assumindo Jesus como seu filho.
Os dois foram para Belém e lá Jesus nasceu. Maria é considerada pelos cristãos como a primeira adepta da religião católica e é muito venerada, considerada a Mãe da Igreja e a Rainha do Céu. Hoje em dia, Maria Mãe de Deus está presente não somente na Igreja, como na arte, em letras de músicas e em pinturas.
Inicialmente, a festa mariana era celebrada no dia 11 de outubro, mas teve sua data alterada após uma revisão no calendário religioso.