O Dia do Balconista é comemorado no dia 30 de outubro no Brasil, .
O balconista não é apenas o profissional que recebe o comprador no estabelecimento, mas também aquele que finaliza a venda. É ele que terá em mãos o interesse do cliente em algum produto, de modo a apresentar todas as características e destaques para concretizar a venda. A regra de ouro para o balconista é a frase popular “o cliente sempre tem razão” (embora nem sempre seja verdade). Mas nesse caso, o balconista tem como responsabilidade conquistar o cliente, atendendo-o de modo respeitoso e auxiliá-lo com informações e orientações.
Além de estar atento a todas as necessidades dos clientes, o balconista deve supervisionar a entrada e a venda de mercadorias, e sempre mantê-las organizadas.
O balconista, portanto, é um profissional que transmite a boa imagem do estabelecimento.
No século XX, havia muita luta pelos direitos trabalhistas para os comerciários, e acredita-se que a origem do Dia do Balconista esteja intimamente atrelada a isso.
Sabe-se que, naquela época, as condições as quais os comerciários eram submetidos eram inapropriadas, pois eles não possuíam direito a folgas ou feriados, além de realizarem jornadas de trabalho de 12 horas por dia.
Aqueles que não estavam mais conformados com a situação, começaram a se unir para criar pequenas associações de apoio e grupos pequenos, que foram os modelos para os atuais Sindicatos Trabalhistas.
Em 29 de outubro de 1932 houve uma manifestação, na cidade do Rio de Janeiro, com mais de 5 mil comerciantes, conhecida como a Passeata dos 5 mil. Esses comerciantes marcharam diretamente para o Palácio do Governo.
O então presidente Getúlio Vargas recebeu os manifestantes, e reconhecendo as reivindicações dos mesmos, assinou o Decreto Lei nº 4042. O Decreto estipulava que a carga horário de trabalho seria de 8 horas diárias, com direito a descanso aos domingos.
Essa Lei teve sua divulgação no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro.
Em 2013, a presidente Dilma Rousseff reconheceu a data, oficialmente, como sendo não só o Dia do Balconista, como também o Dia Oficial do Comerciário.