O Dia de Nossa Senhora da Saúde é comemorado anualmente no dia 20 de abril. Há quase 450 anos é comemorado seu dia, que veio de Portugal expandindo para Espanha e Europa. Muitas orações, rezas e procissões são feitas neste dia tão importante aos devotos. Nossa Senhora da Saúde é considerada a santa que acabou com a “peste negra” que tomou conta na Europa, principalmente em Portugal, no século XVI. Por isso é venerada e celebrada em agradecimento ao que fez na época pelos doentes de Portugal. Na verdade a Nossa Senhora da Saúde é uma representação de Maria Santíssima.
No século XVI, na Europa, principalmente em Portugal se assolava uma grande peste, uma doença misteriosa que nenhum médico estava apto a ajudar. Em 1569 o caso foi piorando muito com todos os hospitais lotados, sem lugar para mais doentes e muitos mortos. Dom Sebastião, o Rei de Portugal, já não tinha mais recursos e pediu ajuda para Espanha, que mandassem remédios e médicos para cuidar do povo. Os coveiros abriram muitas covas para o enterro de muitas pessoas mortas pela peste. Um dia, ao abrirem uma das covas, encontraram uma imagem de Nossa Senhora. As pessoas se espantaram e deram aquilo como milagre e ali começaram missas, orações, pedidos e procissões com pedidos pelo fim da peste negra. Desde esse dia, as mortes diminuíram até que não havia mais pessoas morrendo por causa da peste.
O fim da peste negra foi no dia 20 de abril de 1570 e foi o dia escolhido em comemoração ao fim da peste e também como um dia de milagre e agradecimento a Maria Santíssima que através daquela imagem que encontraram foram cessando as mortes, colocando o nome na imagem de Nossa Senhora da Saúde. Foi a partir de Portugal que a devoção se espalhou indo para Espanha e toda Europa e assim por 450 anos é comemorado seu dia.
No Brasil é comemorada todo dia 15 de agosto, pois foi o dia em que chegou a imagem de Nossa Senhora da Saúde vinda de Portugal na Paróquia de Nossa Senhora da Saúde na cidade de São Paulo. Os fiéis recorrem sempre a santa fazendo grandiosas procissões, novenas e súplicas com pedidos para que seja o refúgio dos pecadores, a saúde dos enfermos, consolem os aflitos, proteja de todo perigo que há em nosso redor e conceda a saúde do corpo para que possam cumprir os deveres com ânimo e alegria.
A imagem de Nossa Senhora da Saúde possui vários símbolos, onde cada um possui um significado que envolve a saúde. Possui uma taça em sua mão direita que simboliza o remédio e a saúde, pois ela intercede pelos fiéis a tão sagrada graça de ter saúde. Também traz como símbolo a ciência e a medicina que provém da inspiração de Deus. Seu manto azul simboliza a intervenção divina em nossa saúde e o céu.
A túnica vermelha de Nossa Senhora da Saúde traz como símbolo o Sangue e a Paixão de Cristo e as chagas de Jesus que por ela fomos curados (Isaías 53,5). Traz em seu colo o menino Jesus que é o remédio dos remédios, simboliza a cura do corpo e da alma. A túnica branca do Menino Jesus simboliza a pureza. Ele estando nos braços de Nossa Senhora da Saúde, também simboliza uma vida pura.