O Dia de Santa Serafina é celebrado em 12 de março em homenagem àquela que também é conhecida como Santa Josefina ou ainda como Santa Fina.
Serafina nasceu no ano 1238, na comuna italiana de San Gimignano, uma belíssima cidade medieval que fica localizada na região da Toscana.
Era filha de Impéria e Câmbio Ciardi e apesar de decadentes, a família Ciardi era nobre e mandou erguer sua torre na cidade, ao passo que todas as famílias nobres da região tinham o costume de construir torres para simbolizar a sua riqueza e poder.
A jovem e pequena Serafina era frágil e chamada de “Fina” por seus pais. Sempre foi pura e caridosa e seus pais tinham a preocupação de que os outros pudessem se aproveitar da inocência da menina e, por esse motivo, sempre mantinham um bom diálogo com ela e a alertavam sobre os perigos do mundo.
Essas conversas que tinha com os pais fizeram com que ela tivesse mais amor e se dedicasse ainda mais a Cristo, o que a motivou a fazer o voto de castidade. Contudo, ela teve que enfrentar um grande desafio ainda muito jovem.
Com apenas 10 anos de idade, Josefina ficou gravemente doente, onde seu corpo ficou coberto de chagas, incuráveis e dolorosas e a doença a deixou completamente paralisada sobre uma cama e ainda perdeu a sua mãe que era muito próxima a ela.
Como uma forma mística, Josefina enfrentou os próximos 5 anos com grande coragem e fé a Deus, suportando as dores sem desespero e sempre falando para os outros sobre a Paixão de Cristo e sobre sua devoção à Virgem Maria.
Santa Josefina era devota de São Gregório Magno, que certo dia apareceu para ela em um sonho e a avisou que a levaria para a vida eterna no mesmo dia em que ele havia morrido, e assim aconteceu. No dia 12 de março de 1253, Santa Fina faleceu aos 15 anos de idade.