O Dia de Santa Coleta (também chamada de Santa Nicoleta) é comemorado no dia 6 de março em homenagem à responsável por todas as reformas realizadas nas ordens católicas.
Coleta nasceu em 13 de Janeiro de 1381, em uma pequena cidade francesa na região de Amiens. Nicoleta, como era o seu verdadeiro nome, teve o seu nome baseado em uma homenagem feita para São Nicolau. Carinhosamente, as pessoas mais próximas inventaram uma espécie de “diminutivo” do seu nome e passaram a chamá-la de Coleta.
Seu pai era um artista que possuía boas posses, e durante toda a sua infância Nicoleta pode ter certo conforto em sua vida. Além do conforto e de uma vida relativamente tranquila, Coleta também recebeu desde cedo uma educação religiosa que viria a ser fundamental por toda a sua vida.
Com apenas 18 anos de idade, a jovem acabou se tornando órfã. E nesse momento a sua devoção pela sua espiritualidade começou a tomar conta. Ao invés de viver dos bens que seu pai havia lhe deixado, ela optou por doar todas as suas posses. Após toda a doação, Nicoleta decidiu viver de maneira reclusa na Ordem Terceira de São Francisco.
Pouco tempo depois de se dedicar exclusivamente para a vida religiosa, Nicoleta teve uma visão de Cristo que lhe incumbia de uma importante missão. Essa missão era realizar a reforma das Clarissas da França.
Em um primeiro momento, a jovem não acreditou que era capaz de realizar todo esse trabalho, e por essa razão ela relutou em seguir com a missão que lhe fora dada. Pouco tempo depois da sua relutância, Nicoleta percebeu que estava sendo desobediente, e ao pedir conselho para Henrique Baume (o frei de sua ordem), ela começou a tomar coragem para perseguir a vontade de Deus.
Com a consagração do Papa Bento XIII (ela havia sido apresentada para o papa através de Henrique Baume), ela acabou se tornando a superiora geral de todos os conventos que fundasse ou que reformasse. O papa confiou a ela a reforma das três ordens religiosas em todos os mosteiros das Clarissas.
Atualmente, as Clarissas da França são reconhecidas como Irmãs Claras Coletinas e como Irmãos Menores de São Francisco – esse reconhecimento aconteceu após o seu árduo trabalho que contribuiu fortemente para a igreja católica.
Coleta conseguiu reformar dezessete mosteiros. Na sua grande maioria, os mosteiros eram femininos, mas ao longo de todo o seu árduo trabalho ela também atuou em mosteiros masculinos. Todo o seu trabalho se espalhou pela Europa, e os países que mais tiveram a sua influência foi a Espanha a Bélgica e a Itália.
Por onde passava Coleta também fazia ações sociais para ajudar os doentes e os pobres. Suas ações de caridade foram notáveis e muitas pessoas acabaram a conhecendo através dessas suas ações.
Em 1447, Nicoleta veio a falecer. Toda a sua história é pautada em registros históricos que foram encontrados em praticamente todos os lugares onde ela passava.
Coleta foi canonizada em 1807 pelo Papa Pio VII, e o dia de sua morte ficou destinado para as festas em sua homenagem.