O Dia da Vitória, também lembrado como o Dia da Vitória na Europa, é comemorado em 8 de maio.
O Dia da Vitória está relacionado com o fim da Segunda Guerra Mundial: o 8 de maio de 1945 é a data formal da derrota da Alemanha nazista e a vitória do grupo dos Aliados.
Um dia antes, em 7 de maio, houve a assinatura de um documento preliminar, que indicava a rendição das tropas alemãs. Contudo, a formalidade da rendição aconteceu no dia 8, através de representantes da Alemanha, que juntamente na presença do Alto Comando das Forças Aliadas e das Forças Armadas Soviéticas, assinaram a derrota alemã.
Foram seis longos anos de duração da Segunda Guerra Mundial, e por isso, o Dia da Vitória serviu para que toda a Europa finalmente voltasse a respirar novamente, depois de tanta agonia.
Na realidade, a data intencionada para ser considerada o Dia da Vitória era dia 9, e não 8, contudo, a imprensa foi capaz de vazar a notícia da rendição. Em pouco tempo, todos os veículos de notícia no velho continente já estavam sabendo da vitória aliada e celebrando.
Na Inglaterra e Estados Unidos, principalmente, grande parte da população foi para as ruas festejar o fim da guerra na Europa.
Na União Soviética, o Dia da Vitória foi marcado para dia 9 de maio, como era a data combinada.
O dia 8 de maio é a data do pedido de rendição formal da Alemanha, pondo fim na Segunda Guerra Mundial.
Ainda em abril, as tropas aliadas – constituídas pelos americanos, ingleses e russos – invadiram a Alemanha.
A captura de Mussolini também foi um marco importante, com sua morte ocorrendo por fuzilamento em 28 de abril. Em 30 de abril, Hitler se suicidava em seu bunker.
Infelizmente, o Dia da Vitória passa praticamente batido nos meios de comunicação brasileiros. Uma pequena parte da população lembra da comemoração e do registro dos quase 25.000 mil brasileiros que fizeram parte do maior conflito bélico da história.
Esse grupo de quase 25.000 mil homens passaram por dezenas de dificuldades, especialmente na volta à terra natal, quando não receberam qualquer assistência do governo, tanto social como de saúde.
Quando a palavra liberdade soar, a memória dos ex-combatentes brasileiros deve vir à tona, pois graças também a eles, a luta contra a opressão e a intolerância nazista foi derrotada, entregando a paz novamente nas mãos da Europa.
Mesmo com a guerra finalizada na Europa, a guerra ainda continuava em solo asiático e no pacífico.
O Japão estava quase pedindo a rendição também, pois estavam perdendo facilmente contra os norte-americanos. Contudo, antes da rendição acontecer, os Estados Unidos marcaram a história com o lançamento de duas bombas atômicas, culminando com a destruição de Hiroshima (em 6 de agosto de 1945) e em Nagasaki (em 9 de agosto de 1945).
A rendição aconteceu após esse ocorrido, em 2 de setembro de 1945.
Aproximadamente 47 milhões de pessoas foram mortas durante o período da Segunda Guerra Mundial e como consequência desta.
Os Estados Unidos foram considerados a maior potência do mundo, enquanto que a União Soviética permaneceu em segundo lugar. A Guerra Fria foi consequência da rivalidade instaurada entre esses dois países após a Segunda Guerra Mundial.