O Dia de Santa Gertrudes é comemorado no dia 16 de novembro em homenagem a abadessa de Eisleben.
Gertrudes nasceu no dia 6 de Janeiro de 1257. Poucas informações nós temos a respeito de sua família. O que é os relatos e os documentos comprovam é que Gertrudes foi entregue ao mosteiro cisterciense de Helfa com apenas cinco anos de idade.
Nesse mosteiro, Gertrudes recebeu uma educação cristã que perdurou com ela por toda a vida. Sua espiritualidade era evidente e ela teve, ao longo de sua vida devota a Deus, muitas revelações divinas.
Quando atingiu os 20 anos de idade, Gertrudes começou a ter várias visões. Uma delas foi suficiente para transformar sua vida. Essa visão continha o que Gertrudes acabou fazendo parte de um livro que a jovem moça escreveu anos mais tarde (esse livro se chamava Mensageiro do Divino Amor).
Essas visões contemplavam uma natureza mística que a jovem já possuía. Gertrudes começou a escrever e a criar cada vez mais material a respeito de todas as suas experiências religiosas, que mais tarde viriam se tornar uma verdadeira riqueza da Igreja Católica.
Um evento que marcou a vida da jovem foi sua conversão total para Deus. Nessa conversão, Gertrudes mais uma vez teve uma visão mística a respeito do que viria acontecer, e de acordo com seus relatos, ela passou a ter os estigmas de Cristo em suas mãos. Todavia, esses estigmas não eram vistos pelas outras pessoas, já que era apenas uma revelação espiritual que a jovem era capaz de vivenciar.
Nos anos que se seguiram, Gertrudes permaneceu no mosteiro realizando diversas atividades. Uma de suas atividades mais importantes era fazer a propagação da mensagem de Cristo através da sua devoção com o Sagrado Coração de Jesus. Vários cultos eram realizados e ela passava a ajudar os menos favorecidos sempre que podia.
Todo o seu empenho foi um verdadeiro testemunho de fé que chamou a atenção de todos que viviam naquele mosteiro. Inclusive, era admirável todo o trabalho que Gertrudes fazia para conseguir atingir o seu apostolado.
Ao longo dos anos que se passaram, Gertrudes continuou escrevendo e produzindo materiais para a Igreja Católica. Eventualmente, vários fiéis vinham com adoração e com curiosidade em conhecer a jovem que era capaz de ter visões e de sentir o próprio espírito de Cristo. Nessa época, todo o seu conteúdo era muito bem visto, e várias pessoas admiravam a linda prosa latina que a jovem era capaz de escrever através de sua fé.
Próximo de sua morte, Gertrudes teve mais uma visão de como o seu tempo na vida terrena iria acabar. E sabendo da sua situação, ela escreve para os fiéis um pequeno texto explicando um retiro de cinco dias. Após esses cinco dias, Gertrudes faleceu e sua santidade já era considerada no momento da sua morte.
Seu falecimento aconteceu no dia 17 de novembro de 1302 e apesar de ter sido considerada santa, sua canonização somente veio a acontecer em 1739.