O Dia de São Francisco Xavier é celebrado em 3 de dezembro em homenagem ao padroeiro dos missionários, da Diocese de Registro, em São Paulo, e da Diocese de Macau.
Ele nasceu Francisco de Jasso Azpilicueta Atondo y Aznáres, na cidade de Xavier, na Espanha, em 7 de abril de 1506. Morou no castelo da família, sendo o mais novo entre os filhos de Juan de Jasso e María Azpilcueta. Seu pai foi o ministro de Finanças da corte do Rei João III de Navarra e sua mãe era senhora dos palácios e única herdeira de duas famílias nobres de Navarra.
Inicialmente, ele era conhecido como Francisco de Xavier, já que nasceu nessa cidade, mas, com o passar do tempo, as pessoas associaram o local de onde ele veio como sobrenome, tornando-se Francisco Xavier.
Seu pai morreu quando Francisco tinha apenas 9 anos de idade e sua mãe, querendo que ele estudasse, o enviou para o Colégio de Santa Bárbara, em Paris, que era dirigido pelo português Diogo de Gouveia.
Francisco viveu muito tempo em Paris, completando seus estudos em literatura, filosofia e humanidades, e passou de aluno a professor de filosofia no Colégio de Beauvais.
Nesse período, se aproximou de Inácio de Loyola, que tinha o sonho de formar uma companhia de apóstolos, para defender e propagar o cristianismo pelo mundo. Por mais que os dois tivessem algumas diferenças de pensamento no início, acabaram por se unir em exercícios espirituais e acabaram por fundar a Companhia de Jesus.
Depois disso, em 15 de agosto de 1534, ambos se colocaram à disposição do Papa para serem enviados onde houve necessidade, fazendo também votos de castidade e de pobreza.
Hoje ele é considerado o missionário que mais converteu pessoas ao Cristianismo desde São Paulo, que também converteu muitas pessoas. Por ter exercido sua atividade missionária no Oriente, ficou conhecido como o "Apóstolo do Oriente".
Ele faleceu em 3 de dezembro de 1552 aos 46 anos de idade, em Sanchoão, na China. Em 25 de outubro de 1619, foi beatificado pelo Papa Paulo V e em 12 de março de 1622, foi canonizado pelo Papa Gregório XV. E em 14 de dezembro de 1927, foi proclamado o padroeiro universal das missões pelo Papa Pio XI.