O Dia de Santa Matilde é celebrado em 14 de março em homenagem àquela que também é conhecida como Matilde de Ringelheim.
Matilde nasceu no ano 895 na cidade de Enger, no medieval Ducado da Saxônia, na Alemanha. Ela era filha do Conde Teodorico de Ringelheim e de Reinilda da Frísia, que também eram chamados de Dietrich da Vestfália e Reinhild da Dinamarca, respectivamente.
Santa Matilde foi educada por sua avó, que era a Abadessa do convento de Herford, um convento de beneditinas (Ordem de São Bento), o que a fez abraçar a fé católica.
Com 14 anos de idade, Matilde se casou com Henrique, o rei da Germânia, e juntos tiveram dois filhos, o Oton e o Henrique. Depois de casada, Matilde aprendeu e adquiriu o hábito de ler e escrever.
Matilde também era bastante generosa e tinha o costume de ajudar os necessitados e atuar nas questões políticas. Quando ela tinha 41 anos, seu marido faleceu e seu primeiro filho, Oton, foi coroado o imperador de Roma.
A partir daí, Matilde começou a enfrentar momentos difíceis, começando pelos seus filhos que a confrontaram, acusando-a de estar gastando demais o patrimônio da família com os pobres, onde tomaram a decisão de confiscar todos os bens dela.
Algum tempo depois, os filhos decidiram "perdoar" Matilde e devolver a ela seus bens, os quais ela usou para contribuir na construção de igrejas, hospitais e mosteiros.
Depois, Matilde optou por ir morar em um convento, no qual ficou até o fim de seus dias. Santa Matilde morreu no dia 14 de março de 968 e foi sepultada ao lado do seu marido Henrique.