O Dia de Santo Severino é celebrado em 8 de janeiro. Severino nasceu em Roma, na Itália, no ano 410. Sua família era nobre e rica, e ele era culto e bem-educado, falava latim com muita perfeição, e ainda assim era um homem muito caridoso e humilde.
No século V, época em que Severino viveu, foi um momento em que diversas invasões dos povos bárbaros aconteciam no Ocidente. E no ano 454, apesar de estar nesse ambiente tenso, Severino optou por manter sua bondade e quis espalhar a palavra de Jesus.
Às margens do Rio Danúbio, que era a fronteira com o mundo pagão, Severino acolhia a população que então estava ameaçada pela destruição dos bárbaros e ainda assim fazia suas penitências e guiava os pagãos à vida cristã.
Seguindo esse ministério itinerante, Severino teve bons frutos em várias cidades por onde passou, convertendo novos cristãos e fundando diversos mosteiros.
Segundo conta a tradição, Severino tinha habilidades proféticas que o permitiam saber quando os povos bárbaros se aproximavam e, dessa forma, evitava muitas mortes por avisar a população com antecedência, que por sua vez, se escondia em outros lugares.
Severino faleceu em 8 de janeiro de 482, aos 72 anos de idade. Diz a tradição que sua última frase foi o salmo 150: "Todo ser que tem vida, a deve ao Senhor", o que reflete exatamente como levou a sua vida, dedicada a praticar caridade e a ajudar a todos da forma que estava ao seu alcance.