O Dia de Santa Sara Kali é comemorado no dia 24 de maio, em homenagem à a rainha cigana, com muitos atributos milagrosos e com uma linda história. É reconhecida coma a Padroeira oficial do povo cigano.
A mulher negra, que acompanhou Jesus, enfrentou o alto mar para fugir da perseguição, e através de sua promessa se entregou a vida de abstinências e compaixão ao próximo.
Outra grande peculiaridade são os lenços oferecidos a ela para que sejam abençoados, resgatando sua atitude de sempre cobrir a cabeça com um lenço, em sinal de pureza.
O nome Sara tem o singular significado de princesa, senhora ou dama.
É um nome hebraico, concedido a muitas mulheres no tempo que antecedeu a vida de Jesus. Mas é sempre moderno, inclusive com muitas personalidades marcantes donas desse nome.
Quando Maria, mãe de Jesus entrou em trabalho de parto, Sara e as três Marias estavam com ela, sendo que Sara foi quem lhe auxiliou com supremacia, transmitindo-lhe tranquilidade e conforto.
Assim seguiu sempre ao lado de Jesus. Depois da morte de Cristo, Sara também foi perseguida pelos judeus e acompanhada de Maria Salomé, Maria mãe de Jesus, Maria Madalena, Lázaro e suas irmãs Maria e Marta, foram banidas, lançadas ao mar, sem qualquer recurso.
Este foi o momento de prova de toda sua fé. Fervorosamente acreditavam que Deus seria provedor e auxiliador para que saíssem daquela situação com vida.
Convocou todos que se prostrassem em oração, e a partir daquele momento, Sara entregou sua vida a penitência e selou votos com Jesus, prometendo sua dedicação exclusiva a seu serviço, e também que a partir dali sempre usaria o véu para cobrir os cabelos, em sinal de sua vida pura.
Pois o milagre aconteceu, Sara e todos que estavam naquela precária embarcação chegaram com vida à França, especificamente na cidade de Petit Rhône, agora com o nome de Saints Maries de Lamer.
A partir deste dia, Sara cumpriu sua promessa, ajudando as pessoas, principalmente as mulheres grávidas, durante os partos.
Santa Sara é um ícone entre os ciganos e o símbolo de fertilidade, que para a mulher cigana é o auge da contemplação feminina.
Por isso, muitas orações e pedidos a Santa Sara Kali são para que consigam engravidar.
Todos os anos, ocorre uma grande festa para que as melhores homenagens sejam oferecidas à Sara, aceita com a canonização desde 1712, todo dia 24 e 25 do mês de Maio.
Ciganos do mundo todo iniciam os festejos, permanecendo acordados em oração, após seguirem em procissão até a praia onde o barco que estava Santa Sara e os demais abortou.
Uma cerimônia linda, com música e cantos alegres e a entrega da imagem ao mar, para lembrar o dia de sua chegada à França.
Neste dia, muitas mulheres oferecem mantos solicitando ou agradecendo a uma benção à Santa Sara, cada um tem um simbolismo diferente, conforme sua cor.
· Dourado – pedidos de superação;
· Azul – proteção e filhos;
· Branco – casamento;
· Lilás – vida próspera;
· Rosa – tornar-se mãe;
· Verde – manter-se com saúde.
Não há relatos exatos sobre o falecimento de Sara Kali, mas conforme a história, seus restos mortais foram encontrados em 1448 e levados para a Igreja de Saint Michel.
Existem ainda outras versões, inclinadas à condição de que Sara era uma escrava serviçal das três Marias. E que quando o barco naufragou na praia, Sara teria sido rejeitada pela comunidade devido a sua cor, mas os ciganos que presenciaram a cena foram acolhedores.
Indiferente
de grandes veracidades dos fatos, o mais importante é que Santa Sara Kali, foi
uma pessoa de caráter nobre e amável, e devemos sim prestar lindas e fervorosas
homenagens no dia 24 de Maio,
escolhido para homenageá-la.