O Dia de Santa Valburga é celebrado no dia 25 de fevereiro ou 1 de maio em homenagem a essa santa que é venerada pela Igreja Católica.
Valburga, também conhecida como Valpurga, nasceu no ano 710 no condado de Devon, no sudoeste da Inglaterra. Ela pertenceu a uma rica família anglo-saxã e era parente de missionários como Santa Lioba e São Bonifácio, também lembrado como o Apóstolo da Alemanha.
Os irmãos de Valburga, São Vilibaldo (700-787) e São Vunibaldo (701-761), também foram religiosos de grande destaque na história. Ao lado deles e de seus pais, ela fazia peregrinações aos Lugares Santos e em certo momento de sua vida, ela se retirou em uma abadia.
Foi então que ela sentiu o chamado de Deus e descobriu a sua vocação de ser a grande evangelizadora da Alemanha, que foi no futuro, e também um belo exemplo de santidade para muitas pessoas.
Toda a formação religiosa de Valburga se deu em um convento anglo-saxão. Na metade do século VIII, ela estabeleceu-se na Alemanha como missionária, assim como tinham feito seus dois irmãos. Naquela época, a cristianização não tinha acontecido no norte da Europa. E lá Valburga juntamente com outras religiosas, tiveram a missão de fundar e implantar mosteiros e escolas entre os recém-convertidos.
Em 761, quando Vunibaldo, que era abade no convento beneditino de Heidenheim, veio a falecer, Valburga assumiu como abadessa e fez do local um convento duplo, onde uma parte era destina a mulheres e outra a homens, seguindo os moldes dos conventos anglo-saxões.
Não se sabe ao certo o ano da morte da Santa Valburga, que pode ter ocorrido entre o ano 777 e o ano 779, mas foi determinada como data de seu falecimento o dia 25 de fevereiro de 779 em Heidenheim (Baviera). Ela foi canonizada por volta do ano 870, pelo Papa Adriano II.