O Dia dos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas é comemorado no dia 17 de fevereiro em homenagem aos fundadores da Ordem dos Servos de Maria que, reunidos com o mesmo propósito de servir Cristo e devoção à Virgem Maria, fundaram a Ordem dos Servos de Maria.
Os sete jovens se reuniram em oração no período tenso que se disseminava pela Europa, onde o Cristianismo era posto a prova pelos costumes da sociedade. Eram eles: Bonfíglio Monaldi, Bonaiuto Manetti, Amadio Amidei, Ugoccio de Ugoccioni, Sostenio de Sosteni, Maneto d’Antela e Aleixo Falconieri.
Enquanto postados diante da imagem da Virgem, foram abençoados com um sinal, pois ela moveu-se em respostas às súplicas fervorosas dos pré-destinados Servitas.
Tocados e também dispostos a adotarem um novo estilo de vida, no dia 15 de Agosto de 1233, diante da grande prova que a Virgem lhes entregava, ao se materializar vestida de preto e com lágrimas de tristeza, em virtude dos longos anos de desordem e brigas na cidade de Florença, modificaram suas vidas:
•Doando aos pobres seus bens matérias;
•Aderindo as penitências para purificação;
•Praticando a caridade;
•Permanecendo humildes e generosos para com os outros.
E assim partiram para seguirem o propósito de estabelecer uma irmandade, com a melhor intenção de oferecer ao mundo os reais ensinamentos sobre o Cristianismo.
Monte Senário foi o local escolhido, construído a 17 quilômetros da cidade, em 1245 tornou-se o lar dos Servos de Maria.
Cada fundador da Ordem dos servitas era singular e importante para o grupo
O maior legado que os Sete Fundadores da Ordem dos Servitas entregaram ao mundo foi a irmandade, que propagava aos seus seguidores e que ainda nos tempos de hoje é praticada nas Casas que descenderam da primária Ordem dos Servos de Maria.
E cada fundador contribuiu, da sua maneira, para compilar o modo de ser de um irmão ou sacerdote servita, por isso vale conhecer um pouco da história de cada um:
•Bonfíglio Monaldi
Foi o primeiro prior do grupo, e a referência da Irmandade, por um bom período, faleceu em 1262.
•Bonaiuto Manetti
Suas principais qualidades eram o bom senso de justiça, faleceu em 1267.
•Amadio Amidei
Seu perfil de bondade e de caridade mantinha o grupo unido, realizou muitos trabalhos como orientador, faleceu em 1266.
•Ugoccio de Ugoccioni
O maior legado é que a amizade verdadeira é necessária na vida de um cristão, juntamente com Santo Sostenio, instigavam o povo a viver em comunhão, faleceu em 1282.
•Sostenio de Sosteni
Era amigo inseparável de Santo Ugoccio, e seguiram nos mesmos moldes de divindade e confraternização, faleceu também em 1282, inclusive os registros indicam que teria sido no mesmo dia de Santo Ugoccio.
•Maneto d’Antela
Organizado e líder, interferiu para criar as novas casas da ordem, faleceu em 1268.
•Aleixo Falconieri
Santo Aleixo foi o último a falecer e sua particularidade foi a negação em aceitar o hábito, por não se considerar digno, não foi elevado a sacerdote, mas seu coração era repleto de caridade e amor ao próximo. Faleceu aos 110 anos em 1310.
A Ordem era respeitada e obtinha grande apoio, logo expandiu-se e se projetou para o mundo, atendo doentes, confortando órfãos e principalmente propagando a caridade e a caridade, conforme os mesmos princípios de Santo Agostinho.
O Santuário Mariano, local onde viveram os Sete Fundadores da Ordem dos Servitas, continua imponente e é visitado até os dias de hoje, além de ser símbolo reconhecido de amor e devoção a Nossa Senhora das Dores
Todos os sete santos da ordem dos Servitas foram canonizados em uníssono, pelo Papa Leão III, no ano de 1888, e a celebração da data de homenagem foi estabelecida em 17 de Fevereiro, por coincidir com o falecimento do último fundador Santo Aleixo de Falconieri.