O Dia de Santo Ciríaco é celebrado em 7 de julho na Igreja Ortodoxa e em 8 de agosto na Igreja Católica.
Ciríaco de Roma nasceu no século III e pertenceu à nobreza de Roma. No entanto, quando conheceu a religião e se converteu ao cristianismo, doou todos os seus bens aos pobres e necessitados.
A partir de então, passou a espalhar a palavra de Deus e evangelizou os escravos que labutavam na construção das Termas de Diocleciano, um palácio com banhos suntuosos. Ciríaco também exorcizou o mal de algumas pessoas e começou a fazer isso quando Artêmia, a filha de Diocleciano, foi possuída por um demônio furioso. Diocleciano mandou chamar Ciríaco que conseguiu curá-la, o que levou a menina e sua mãe Serena a se converterem ao cristianismo.
Pouco tempo depois, Jobias, a filha de Sapor I, também foi possuída e Diocleciano pediu que Serena convencesse Ciríaco a ir à Pérsia para exorcizar a garota. Ciríaco partiu então com os seus companheiros Largo e Esmaragdo, e mais uma vez expulsou o demônio, resultando na conversão do rei persa, de sua família e de cerca de quatrocentas pessoas ao cristianismo, onde todos foram batizados por Ciríaco.
Durante o governo de Maximiano, muitos cristãos foram perseguidos devido à sua fé à Deus. E, assim que Maximiano soube que os três religiosos tinham retornado da Pérsia à Roma, mandou capturar, torturar e decapitar esses homens.
Santo Ciríaco foi decapitado na Via Salária, uma antiga estrada de Roma, e morreu no ano 303, junto com vinte cristãos, que incluíam seus companheiros Largo e Esmaragdo. Os corpos de todos eles foram enterrados no mesmo local da execução.
Hoje Santo Ciríaco é venerado pelas igrejas Católica, Ortodoxa e Ortodoxa Oriental.