O Dia de Santo Elói é comemorado no dia 1 de dezembro em homenagem àquele que, com sua calma e bondade, conseguiu conquistar a devoção de muitas pessoas.
Elói nasceu no ano de 588, na França. Era filho de camponeses modestos e sua única herança foi uma boa educação no cristianismo e a chance de se formar como ourives, habilitação desempenhada habilmente, inclusive.
Elói era calmo, sereno e toda a sua vida era vivida praticamente como um monge. Ele normalmente usava todo o dinheiro que ganhava para ajudar os mais pobres e abandonados, assim como se mantia longe das diversões da vida.
Sua fama não demorou muito para chegar aos ouvidos do rei Clotário em Paris, que o convidou para fazer um trono de ouro. Todo o metal foi deixado pelo rei, onde Elói fez dois tronos e aproveitou muito bem o material disponibilizado. Confiando completamente na honestidade do ourives, o rei o contratou para tomar os cuidados necessários com o tesouro real.
Ainda nessa época, Elói fez muitas outras obras religiosas importantes, como:
•O túmulo de São Martinho de Tours;
•O mausoléu de São Dionísio.
Todo o dinheiro que conseguia arrecadar era revertido para a revitalização dos mosteiros e obras de misericórdia.
Como você já pode perceber, Elói já vivia uma vida santa muito antes de pensar em ingressar completamente para a vida religiosa e sacerdotal.
Elói foi abençoado com uma vida marcada pela preocupação com os pobres e necessitados
Em 639 foi quando Santo Elói realmente ingressou para a vida religiosa e apenas dois anos depois foi consagrado como Bispo de Noyon, na região de Flandres.
Seus trabalhos de evangelização foram completamente voltados para a campanha no norte da França, Holanda e Alemanha.
Elói acabou nos deixando no dia 1 de dezembro de 660, ocorrido na Holanda em uma grande uma missão evangelizadora. O Santo acabou sendo considerado padroeiro dos joalheiros e ourives.
Durante toda a sua vida, o santo se dedicou à pobreza e piedade, mesmo trabalhando diretamente com os metais mais valiosos.
Podemos considerar que o Elói foi um verdadeiro exemplo de humildade, dedicação e caridade. Suas pregações, cheias de entusiasmo, eram determinantes para as conversões, para as regiões envolvidas com o paganismo e a adoração de deuses, por isso a sua presença foi muito importante.
Durante os seus últimos dezenove anos de vida, Elói evitou completamente o luxo e viveu apenas na piedade e pobreza, assim como ele realmente acreditava estar mais perto de uma vida voltada para fé.
Toda a sua integridade profissional fez do santo uma pessoa realmente conhecida e querida pelas autoridades da época e também por todo o povo.
Santo Elói faleceu em 1 de dezembro e logo após esse fato, a história de sua vida se espalhou e sua santidade foi promulgada por toda França, Itália, Holanda e Alemanha, graças ao seu amigo e bispo Aldoeno que tornou pública a sua biografia.
Existe atualmente uma festa de Santo Elói, que é comemorada no dia da sua morte, onde joalheiros, ourives, ferramenteiros, celeiros, ferreiros, comerciantes de cavalos, garagistas, metalúrgicos e outros comemoram e o consideram como um padroeiro.