O Dia de Santo Euquério é comemorado no dia 20 de fevereiro em homenagem ao servo penitente, que lutou corajosamente para que os bens da Igreja não fossem tomados pela ganância dos reis.
Sabe-se que Euquério era francês, não há relatos sobre sua infância, mas bem cedo, ainda na adolescência, ingressou na vida religiosa na Congregação Lumièges, próximo ao Sena.
Muito inteligente, Euquério entregou-se ao trabalho religioso, não apenas na doutrina, mas na defesa dos interesses da Igreja.
A penitência e a defesa dos bens da Igreja eram suas bandeiras, e também os motivos que o levaram a ocupar o bispado. Mesmo diante do poder do Rei Carlos Martel, o bispo jamais se calou, e não se intimidava com suas ameaças.
Santo Euquério era um servo dedicado, de profunda reflexão e meditação, era estudioso assíduo das escrituras de São Paulo, que sintetizam:
· · · A supremacia de Deus em tudo.
Acreditava que os tesouros eternos valiam mais que qualquer bem material, por isso, mantinha sua calma inigualável e não se calava em propagar ao povo a maneira correta de ser cristão.
Dedicou sete anos seguidos ao isolamento e meditação em um templo na Normandia. Neste período, entregou-se por completo à meditação e à penitência, lembrava a vida do povo eremitas do oriente.
Um tempo depois, enquanto ainda estava em reclusão, com o falecimento do seu tio que era bispo em Orleans, foi escolhido para assumir o cargo.
Com muita emoção Euquério não se viu preparado para aceitar tal oferta, porém foi convencido e assumiu os trabalhos com total dedicação. Suas ações foram dinâmicas, pois:
· · · Priorizava recuperar os bens da Igreja, confiscados pelo Governo.
Mas as ressalvas em relação à maneira como defendia não apenas a moral cristã, mas o patrimônio da Igreja, nem sempre agradava à monarquia.
Motivo pelo qual o Rei conseguiu que São Euquério fosse transferido para a Alemanha. Na comunidade de Colônia, foi bem recebido e logo seu fervor como bispo que defendia a Igreja, como instituição, encantou a todos os membros.
Para o Rei Martel, o desejo era afastar em definitivo o bispo Euquério e fez de tudo para que fosse isolado, bem distante, na cidade de Liège.
E foi lá que, no dia 20 de Fevereiro do ano 738, o bispo Euquério foi chamado por Deus, na época de sua morte estava no exílio Trondom, na Alemanha e a suas relíquias estão até hoje na congregação Mastrichiti.
Santo Euquério foi memorável na maneira que conduziu sua vida e daqueles que com ele conviveram. Talvez pelo designío que sua mãe recebeu em sonho de que ele seria um homem da Igreja o fez um célebre administrador.
Sempre calcado na justiça e na coerência, Santo Euquério é respeitosamente reconhecido pela Igreja Católica por:
· A sabedoria está naquele que valoriza os tesouros do céu;
· A humildade necessária para ter direito a estar no reino celestial.
Por isso, no dia 20 de Fevereiro celebremos o dia de Santo Euquério, com comemorações tanto na Alemanha como na França.