O Dia de Santo Eulógio é celebrado em 11 de março em homenagem àquele que também é conhecido como Eulógio de Córdoba.
Eulógio nasceu por volta do ano 819 na cidade de Córdoba, no Emirado de Córdoba, onde atualmente é a Espanha. Sua família tinha origem nobre e eram proprietários de terras em Córdoba e ele, assim como seus cinco irmãos, receberam uma boa educação.
Santo Eulógio estudou no Mosteiro de São Zóilo e após completar seus estudos, continuou a morar com sua família para que pudesse tomar conta de sua mãe e também para se manter próximo de mestres famosos e estudar com eles, como é o caso do abade Speraindeo, um escritor muito conhecido na época.
Pouco tempo depois, Eulógio também firmou uma amizade com Paulo Álvaro, um acadêmico, poeta e teólogo, que também foi seu companheiro de estudos, onde juntos, se dedicaram a estudar os ramos da ciência sagrada e profana.
Paulo Álvaro se casou e Eulógio escolheu se dedicar à carreira eclesiástica e foi ordenado padre pelo bispo de Córdoba Recafredo, e continuou a levar uma vida de muita oração, estudo e amor.
No ano 858, Eulógio foi procurado por uma virgem mulher chamada Leocrícia, de família nobre, que tinha decidido se converter ao Cristianismo. Naquela época, os cristãos não eram bem vistos e eram perseguidos, o que deixou os pais da mulher enfurecidos.
Ela queria a proteção de Eulógio, que a escondeu entre seus amigos por algum tempo, até que acabou sendo descoberto e foi condenado à morte por estar ajudando Leocrícia.
No dia 11 de março de 859, Santo Eulógio foi decapitado e quatro dias depois o mesmo aconteceu com a virgem. O corpo de Eulógio foi enterrado na Catedral de San Salvador, em Oviedo, mesmo local para onde foram transferidas as suas relíquias em 884 d.C.