O Dia de Santo Hilário de Poitiers é comemorado no dia 13 de janeiro em homenagem ao homem que encontrou nos ensinamentos do Cristianismo a resposta para seu grande questionamento: qual o fim do homem?
Nascido em uma família pagã, que vivia de acordo com as eventualidades do cotidiano, sem muitas regras. Hilário, chegou ao mundo em 315, no França, especificamente na cidade chamada Poitiers.
Suas curiosidade e intrigas sobre o que aconteceria com o ser humano após sua morte o fizeram estudar o evangelho, e a partir dai, a cada dia cresciam suas necessidades de se envolver com a vida religiosa.
Sua dedicação foi intensa. Em 345 batizou-se, juntamente com sua esposa e filha, passando assim a seguir, praticar e ensinar os valores do Cristianismo.
São Hilário logo se tornou bispo da cidade de Poitiers, pois:
· · · Era sereno e determinado.
Além disso, como escritor, se impôs veementemente contra o arianismo estabelecido pelo Imperador Constâncio.
Hilário de Poitiers era influente, tanto no meio do povo humilde, como no Clero, não apenas em Poitiers, mas era respeitado por toda a França.
Mesmo preso por ordem do Imperador, jamais se calou, era incessante na pregação, que inclusive repercutia para fora do cárcere.
E essa persistência e influência, foram essenciais para que o Imperador fosse obrigado a libertá-lo.
Foram cinco anos de reclusão no Oriente, e Hilário de Poitiers aproveitou para escrever obras importantes que abordavam os aspectos teológicos da Revelação de Cristo.
Além disso, encantado pela evolução da literatura oriental, produziu sua influência escrita nos:
· · · Escreveu sobre a Santíssima trindade.
· E nas acusações formalizadas ao Imperador Macênio.
Enfim, desejou alcançar o coração das pessoas para que se tornassem fiéis e praticantes do Cristianismo.
Com certeza a influência no exílio contribuiu intensamente para que se sentisse ainda mais forte em relação às heresias do Imperador e dos arianos.
Quando retornou a Poitiers, continuou seu trabalho de evangelização, agora auxiliado pelo bispo de Tours Martinho.
Realizou o casamento de sua filha e auxiliou sua esposa para que entrasse no Mosteiro.
Sem dúvida, Santo Hilário foi audacioso quando elaborou o documento que relatava todas as atitudes de anticristo do Imperador Constâncio.
Santo Hilário acusava formalmente o Imperador dos atos de heresia, das perseguições e sentenças absurdas em relação aos cristãos.
De fato, através deste documento, reafirmou todo o reconhecimento que até hoje é digno.
Também trabalhou, incansavelmente para que todos os padres, que tiveram sua fé abalada, retornassem à Igreja e renovassem seus votos ao Cristianismo.
Hilário de Poitiers partiu desse mundo em 367, logo após foi proclamado Santo.
Sua canonização coube ao Papa Pio IX em 13 de Janeiro, que também o denominou Doutor da Igreja, em 1851, pela obra Trindade ou Fé.
Seu nome é lembrado pela Europa e sua personalidade é reconhecida grandiosamente por toda França, Canadá, inclusive com uma Igreja edificada na Itália em sua homenagem.
Santo Hilário de Poitiers é reconhecido pelo seu potencial literário, que permaneceu influente por longos anos e até os dias de hoje, servem de estudos sobre vários temas do Cristianismo.
Como ser humano, entregou ao mundo sua persistência em defender o que acreditava certo e mesmo com todos os perjúrios e perseguições jamais abandonou sua fé.
Jamais se calou diante de qualquer ameaça, tinha consigo um grande lema, que era sobre o poder da palavra escrita, e que através dela poderia exaltar o nome de Deus para qualquer lugar do mundo.