O Dia de Santo Inocêncio I é celebrado em 12 de março e ele foi o 40º papa.
O Papa São Inocêncio I nasceu em 11 de março do ano 378, na cidade de Albano, na Itália. Era filho de Anastácio I e foi o primeiro filho na história a suceder o pai no pontificado.
Ele pertencia ao Clero e durante sua vida trabalhou para que muitas novas igrejas fossem construídas, elaborou livros inspirados na Bíblia e cultuou muitos mártires. A sua eleição como papa ocorreu em 22 de dezembro do ano 401, e ele governou a Igreja durante 16 anos em um período que foi considerado um dos mais difíceis para o Cristianismo.
Entre as maiores dificuldades que Papa Inocêncio I enfrentou, podemos citar a invasão dos bárbaros godos, onde ele tentou mediar as negociações entre o imperador Honório e o bárbaro Alarico, mas não obteve sucesso. Iniciou-se então um saque em Roma, com três dias seguidos de roubo e destruição, no qual os bárbaros respeitaram somente as igrejas, graças aos anos de contato e mediação de Inocêncio I.
Essa qualidade de mediação e boa comunicação com as pessoas, fez com que Inocêncio conseguisse manter a disciplina da Igreja e também estabelecesse uma uniformidade entre diferentes igrejas com a doutrina apostólica romana.
Ele escreveu diversas cartas canônicas e pastorais que são estudadas pela Igreja até os dias atuais e a sua grande influência política contribuiu para que o imperador Honório proibisse as lutas de gladiadores.
Papa São Inocêncio I faleceu em 12 de março do ano 417, aos 39 anos de idade e foi sucedido pelo Papa Zósimo. Seu corpo foi sepultado no cemitério de Ponciano em Roma.
Santo Inocêncio I é considerado hoje um dos maiores santos padres do Cristianismo, responsável por converter muitos pagãos com bastante empenho.