O Dia de Santo Teodósio é celebrado em 11 de janeiro.
Teodósio nasceu no ano 423, na Capadócia, Turquia. Filho de pais nobres, ricos e cristãos, Teodósio recebeu uma educação sólida, dentro dos preceitos da fé católica, e foi agraciado com o dom especial da profecia e da cura.
Certa vez ele leu a história de Abraão e se identificou muito com ela, tanto que decidiu sair de sua terra em busca de Deus, peregrinando até a terra santa.
Teodósio chegou a entrar para um convento, mas sentiu que aquele não era o seu lugar, então decidiu levar uma vida solitária na comunidade monástica do deserto.
Ele morou em uma caverna e lá se dedicou a fazer orações e penitências pesadas, e também pregava àqueles que por ali passavam, e que saiam impressionados e contagiados pelo tamanho de sua humildade. Provavelmente eles contavam a mais pessoas sobre Teodósio, porque ele começou a receber visitas de outros monges e discípulos, e isso acabou se tornando uma nova comunidade religiosa.
Além de espalhar sua fé, Teodósio construiu quatro igrejas e três hospitais, mas devido às perseguições religiosas, acabou sendo exilado pelo imperador Anastácio.
Santo Teodósio faleceu no ano 529, aos 105 anos de idade. O seu enterro teve o acompanhamento do arcebispo de Jerusalém e depois de sua morte, muitos fieis alcançaram milagres em seu nome.