O Dia de São Dimas é celebrado em 25 de março em homenagem àquele que é conhecido como "bom ladrão" ou Rakh.
Dimas nasceu no ano 5, no Egito, e foi um dos criminosos que foram crucificado juntamente com Jesus Cristo.
São Dimas é citado na Bíblia Sagrada, mais especificamente no Evangelho de Lucas, como o "bom ladrão" da história do "bom ladrão e mau ladrão", onde Simas é o mau ladrão. Dimas e Simas eram companheiros que praticavam o banditismo nos desertos do Egito e que também foram considerados bandidos muito perigosos na Palestina, o que os levou para a horrível condenação de serem crucificados, algo que somente acontecia com escravos e grandes criminosos.
O Bom Ladrão, Dimas, confessou sua culpa após cometer os seus erros e reconheceu Jesus como um rei que só fez o bem e ainda assim estava sendo injustiçado. Antes de morrer, Dimas pediu perdão por todos os seus pecados e Jesus, por sua vez, o perdoou e disse: “Hoje estarás no Paraíso comigo” (Lc. 23:43). Enquanto o Mau Ladrão se manteve cometendo blasfêmias e rejeitando a graça que o Redentor lhe ofereceu.
Para São Dimas foi escolhido o dia 25 de março, visto que supostamente essa foi a data da crucificação de Jesus e dos ladrões. Ele se tornou o padroeiro dos prisioneiros que se encontram no corredor da morte e também dos pobres agonizantes.
São Dimas faleceu aos 28 anos, no dia 25 de março de 33, em Jerusalém.