O Dia de São Judas Tadeu é comemorado anualmente na data de 28 de outubro, e é visto pela comunidade católica como um dia para se pedir pelas “causas impossíveis”. Os fiéis e devotos do santo buscam nesse dia algumas formas de fazer os a São Judas através de novenas, orações e romarias para que seu pedido seja aceito ou para agradecer uma graça alcançada através do santo.
São Judas é natural da cidade de Caná da Galiléia, na atual Palestina. Filho de Cléofas (que era irmão de São José que é também considerado um santo no catolicismo) e de Maria de Cléofas (que era irmã de Nossa Senhora) e consequentemente tinha parentesco com Jesus da Galiléia, sendo seu primo. São Judas era irmão de São Tiago e São Simão apóstolos de Jesus, assim como ele era como consta na carta de Lc 6, 12 – 16.
São Judas Tadeu participou da última ceia com Jesus e testemunhou sua morte e ressurreição. Após esse testemunho, São Judas começou a evangelizar nos territórios da Galileia, Samaria, Idumeia, Síria, Mesopotâmia, Armênia e Pérsia, sendo um dos escritores do Novo Testamento “A Carta de Judas”.
Por pregar com amor e devoção o evangelho de Jesus Cristo foi flagelado e morto cruelmente. Sua morte se deu no ano de 70 d.C a golpes de machadadas e pauladas pelos pagãos, por não praticar culto a deusa pagã Diana. Seu corpo foi enterrado na basílica de São Pedro no Vaticano, onde o Papa Paulo III anunciou a concessão de indulgência plenária para quem rezasse no túmulo de São Judas Tadeu no dia de sua festa. Acredita-se que sus pertences que hoje são relíquias para arte cristã, estão na mesma basílica, no Vaticano, onde foi enterrado para visitação de seus fiéis.
São Judas ficou sendo considerado o santo “advogado das causas impossíveis” por seu martírio tão cruel, maldoso cometido pelos pagãos e todas as igrejas católicas celebram anualmente seu dia na data possível de sua morte em 28 de outubro. Na igreja é representado por estátuas e/ou imagens, aparecendo nelas com objetos como uma machadinha nos braços simbolizando seu doloroso martírio e um livro que representa a palavra que pregou em sua carta no evangelho.
A devoção a São Judas, santo das causas impossíveis, perdidas e de urgências, começou no ano de 40 quando foi erguida sua primeira Paróquia no bairro de Jabaquara em São Paulo. Ele é confundido com Judas Iscariotes, que enganou Jesus por 30 moedas e era também um de seus apóstolos.
A devoção ao santo São Judas Tadeu é muito forte em todo o mundo. Há milhares de paróquias espalhadas pelo Brasil e a comemoração com festas e procissões são realizadas todo dia 28 de outubro de cada ano. São feitas bençãos de objetos das pessoas, desde medalhas até chaves e roupas de pessoas que ali não puderam estar.
Na paróquia e santuário de São Judas Tadeu na cidade de São Paulo, possui um relicário autenticado e atestado de que pertenceu mesmo ao santo. Um pedaço de seu osso, parte do fêmur do apóstolo e mártir São Judas, que é utilizado para as bençãos no dia de sua festa. Essa relíquia foi enviada diretamente do Vaticano no ano de 1940 e desde então nunca saiu do santuário. Já no ano de 2007, o santuário adquiriu mais uma relíquia do mártir, também um pedaço de seu osso, com certificado do Vaticano. Mas essa relíquia não é fixa na paróquia. Ela chama-se relíquia peregrina, por fazer visitas em capelas e comunidades espalhadas pelo Brasil.