O Dia de São Lúcio de Cirene é celebrado em 6 de maio. Ele nasceu em data desconhecida na cidade de Cirene, também conhecida como Cirena, uma antiga colônia grega na atual Líbia, a mais antiga e mais importante das cinco cidades gregas da região.
Lúcio de Cirene é o mais antigo dos 22 santos que existem com esse nome e não há muitas informações sobre ele. Ele é citado nos Atos dos Apóstolos, no seguinte trecho: “Havia na comunidade de Antioquia profetas e doutores: Barnabé, Simeão Niger, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância de Herodes tetrarca, e Saulo”.
Ele foi mencionado como sendo um membro da igreja na cidade de Antioquia (atual Antáquia, na Turquia) após a morte do rei Herodes Agripa (c.10 a.C. - 44 d.C.).
O Lúcio também é indicado como um dos precursores da Igreja Cristã em Antioquia por uma inferência numa passagem anterior: “e os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus” (Atos 11:19-20).
Também se acredita que ele foi o primeiro bispo de Cirene nos primeiros tempos do cristianismo e que os cinco profetas (Lúcio, Barnabé, Simeão, Manaém e Saulo) representavam o governo da primitiva Igreja de Antioquia.