O Dia de São Paulo é comemorado no dia 29 de junho. Além dessa data, também temos o dia 25 de janeiro, que é celebrada a Conversão de São Paulo.
Saulo, que mais tardar se tornaria Paulo, nasceu entre o ano 5 e 10 da era cristã, em Tarso. Era um homem de família judaica e encontrava-se presente quando São Estevão foi morto a pedradas. Seu primeiro encontro com Deus foi quando viajava para Damasco. Enquanto direcionava se para a cidade, Saulo foi surpreendido por uma luz fortemente intensa, que acabou o derrubando do cavalo.
Quando se recompôs viu que estava cego e seus olhos cobertos por escamas. Ao se levar, ouviu uma voz que lhe dizia “Saulo, Saulo… Por que me persegues? ’’ Era Deus, perguntando porque Saulo era um homem cruel e que perseguia seus cristãos. Durante a conversa, Deus ordenou que Saulo encontrasse em Damasco um homem chamado Ananias (que era discípulo de Jesus).
Ananias recebeu a visão de Deus, pedido que encontra se Saulo, mas foi questionado, Saulo não era um homem bom, perseguia cristãos, mas, Deus respondeu Ananias dizendo que Saulo era “vaso escolhido com o objetivo de levar o meu nome diante dos gentios e reis, também como junto aos filhos de Israel”.
Chegando a Damasco, Ananias encontrou Saulo e colocou suas mãos sobre ele, fazendo que todas as escamas que tinha sobre seu rosto caíssem no chão. A partir dessa provação, Saulo se tornou cristão, convertendo se e pregando sua fé cristã.
Depois de um ano após seu convertimento, Saulo foi perseguido em Jerusalém e preso, assim permanecendo anos lá por anos. Foi liberado, mas recebeu condenação à morte pelo imperador Nero, assim, decapitado.
Assim como São Pedro, São Paulo era príncipe dos apóstolos. Considerado por Deus, pilares que sustentam de sua igreja. São Paulo era o “Apostolo dos gentis” sendo assim o maior missionário de todos os tempos. No dia 29 de julho, dia de sua morte passou a ser a data comemorativa de São Paulo.