O Dia de São Tiago é celebrado em 25 de julho em homenagem ao padroeiro dos peregrinos, dos alquimistas, dos cavaleiros, dos farmacêuticos e dos veterinários. Ele também é o padroeiro de diversos locais como o Chile, a Espanha, a Nicarágua e a Guatemala.
Tiago, também conhecido como Santiago Maior, São Tiago Maior, Tiago, filho de Zebedeu, São Tiago Filho do Trovão (Boanerge) e São Tiago Apóstolo o Maior, nasceu em ano desconhecido, na cidade de Betsaida, na Palestina.
Ele era filho de Salomé e Zebedeu, e irmão do apóstolo João, o Evangelista. Foi pescador no Mar da Galileia, assim como seu irmão, e foi chamado por Jesus para ser o seu discípulo, o que o fez deixar tudo para ir seguir os seus passos.
Dentre todos os apóstolos, Tiago foi aquele que mais se aproximou de Cristo, o que o permitiu testemunhar milagres como a cura da sogra de Pedro, a transfiguração de Jesus, entre outros acontecimentos. Entre o grupo de apóstolos mais próximos de Jesus, também estavam Pedro e João.
Tiago viajou para a província romana da Hispânia, onde pregou a religião cristã. E na cidade de Saragoça, chegou a presenciar a aparição de Maria, mãe de Jesus que ainda era viva. Ela apareceu em cima de um pilar, e foi daí que se originou o culto de Nossa Senhora do Pilar.
Quando esteve na Península Ibérica, Tiago não teve sucesso ao evangelizar os pagãos que lá viviam, o que o fez retornar para a Judeia, local onde foi martirizado.
São Tiago é o único apóstolo que teve a sua morte narrada na Bíblia e, segundo o texto bíblico, o rei da Judeia Herodes Agripa I, ordenou que ele fosse decapitado. Tiago então morreu em Jerusalém, por volta do ano 44 d.C.
Seu corpo foi levado à comunidade de Galiza e sepultado na capital Compostela, que passou a ser chamado de Santiago de Compostela, em sua homenagem.