O Dia de São Valentim é comemorado em 14 de fevereiro e é considerado o padroeiro dos relacionamentos amorosos, como o namoro, o noivado e o casamento.
Valentim foi um bispo romano que viveu na época do imperador Claudio II, o qual desejava que os jovens do reino permanecessem solteiros, por acreditar que isso incentivaria um maior número de alistamentos no exército.
E para construir seu exército poderoso, o imperador proibiu que qualquer casamento fosse realizado. O bispo Valentim, no entanto, prosseguiu celebrando os casamentos às escondidas.
Valentim acabou sendo descoberto, foi preso e condenado à morte. Enquanto esteve preso, recebia bilhetes e flores jogadas por jovens para demonstrar que eles ainda acreditavam no amor.
Entre os jovens, certo dia apareceu Artérias, filha do carcereiro que recebeu permissão de seu pai para ir visitá-lo. Artérias tinha deficiência visual e a partir do momento em que ela e Valentim se apaixonaram, a moça começou a enxergar.
Porém, Valentim não conseguiu escapar da morte e foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.
Ele se transformou em São Valentim e é reconhecido por Igrejas Orientais, e na Igreja Católica, a data foi celebrada oficialmente até o ano de 1969, com a alegação de que não haviam provas suficientes da real existência dessa história para que continuasse a ser celebrada.
No dia 14 de fevereiro é comemorado o Dia dos Namorados em alguns países, como é o caso de Portugal, Angola e Estados Unidos, onde nesse último é chamado de "Valentine's Day". Além da união amorosa, o Valentine's Day ou Dia de São Valentim, também é uma celebração da afeição entre amigos, onde eles trocam entre si bilhetes e flores.
No Brasil, o dia dos namorados é celebrado em 12 de junho, data na qual os casais costumam sair para jantar e trocam presentes em formato de coração e caixas de bombons