No dia 21 de setembro é comemorado o Dia do Contra, que é um dia onde fazemos tudo ao contrário. Esse dia é como se fosse um tipo de brincadeira, onde se faz tudo ao contrário, buscando sempre o bom humor.
Durante vinte quatro horas, o objetivo é levar a vida com leveza e muita alegria e fazer o que não faz normalmente.
Muitas escolas usam esse dia do contra para promover brincadeiras, como usar palavras ao contrário, exemplo quando a professora chega à sala de aula ao invés de falar oi, se diz tchau e ao sair diz oi. As crianças brincam de entrar de ré desde entrada do portão da escola até a sala de aula. Não vale ser o dia contra escola e sim contra nota zero.
Esse dia do contra, é bem comemorado principalmente em entidades educacionais, que utilizam essa data para fazer tudo á avessa. Este tipo de atividade mostra principalmente para as crianças que as coisas não são lineares, e que em diversos momentos da vida podemos fazê-las de modo diferente.
Em Portugal o Dia do Contra é conhecido como o Dia do Contrário e é comemorado em 30 de Junho.
Um dos mais famosos episódios do Bob Esponja fala do Dia do Contra, onde o Bob Esponja e seu amigo Patrick fazem diversas brincadeiras e como sempre acabam irritando o Lula Molusco.
Regras existem, mas às vezes situações inusitadas podem ocorrer, modificando aquilo que estava previamente estabelecido, por isso nesta data, tudo é feito de forma diferente e cada um tem uma ideia particular e bem estranha para pôr em prática, e com o bom humor é possível mostrar que nem sempre conseguiremos seguir os planos e temos que ter criatividade para fazer as coisas de forma diferente.