O Dia do Engenheiro Aquicultor é comemorado no dia 14 de julho. O aquicultor profissional é o responsável pelo estudo, desenvolvimento e aprimoramento de técnicas para exploração eficiente de alimentos de origem aquática, como peixes, moluscos, crustáceos, entre outros.
A data de 14 de Julho foi escolhida como o Dia do Engenheiro Aquicultor, pois foi quando o curso de Engenharia de Aquicultura foi oficialmente reconhecido e autorizado pelo MEC, sendo nesta data no ano de 2006 oficialmente publicada no Diário Oficial da União.
O Brasil é o país com a maior reserva de água doce do mundo e contando também com uma extensa região costeira, torna-se um dos países com maior potencial de produção de alimentos oriundos da água. Isso faz com que o Engenheiro Aquicultor tenha um papel muito relevante, podendo ajudar no desenvolvimento e aprimoramento dos processos de produção.
Para aqueles que buscam a formação nesta área, existem universidades e instituições de ensino que oferecem o curso de Engenharia de Aquicultura, onde se busca formar um profissional capaz de aplicar técnicas de beneficiamento de peixes, crustáceos e outros animais aquáticos, desenvolvimento de fazendas marinhas, gestão de produção, ecologia com foco no desenvolvimento aquático, além é claro das disciplinas base de engenharia.
Quem busca se tornar um Engenheiro Aquicultor tem um grande potencial uma vez que esse não é um curso muito comum, porém existem demandas grandes, principalmente em empresas que comercializam alimentos de origem aquática. Também existem oportunidades relacionadas ao mercado de pesca, como: auxilio a pescadores e comunidades na melhora da prática da pesca, aplicação de tecnologias de pesca e administração das atividades de pesca e a economia por trás dela.
Existem também oportunidades relacionadas à preservação ambiental e também em órgãos governamentais e de pesquisa, que recrutam esses profissionais para auxiliar no desenvolvimento e preservação do ecossistema com foco nos rios, lagos, mares e onde existe vida em baixo d’água.