O Dia Internacional dos Museus é celebrado em 18 de maio.
O objetivo principal da data é trazer reflexão para a importância dos museus para a sociedade.
Como denominação, considera-se um museu uma instituição de caráter permanente, que não possui fins lucrativos e que trabalha a serviço do desenvolvimento da sociedade para a própria sociedade. O museu se torna um lugar aberto ao público, pois dedica-se a conservar, investigar, adquirir, difundir, estudar e expor objetos e materiais provenientes do homem e que possuem interesse duradouro, assim como de valor – tanto artístico, histórico, educacional, étnico, natural, tecnológico, entre outros.
A origem dos museus está ligada com a própria história da humanidade e sua tradição de colecionar. É de fator histórico que o homem possui a tendência de colecionar objetos (atribuindo valores, tanto de cunho sentimental, cultural ou material). Mesmo desde antiguidade, o museu como é conhecido hoje foi apenas solidificado no século XVII.
Atualmente, os museus contêm diversos campos de atuação, ou seja, existem variados tipos de museus, que abraçam interesses diferentes, por exemplo:
· Museu de história natural – que aborda a fauna e a flora e sua preservação,
· Museu tecnológico – que aborda o desenvolvimento da ciência e sua evolução perante o conhecimento científico da sociedade,
· Museu de arte – que abraça as obras de variados movimentos artísticos.
Entre outros.
Portanto, o museu não é mais apenas um local de acúmulo de objetos importantes, mas sim como uma referência para a sociedade em termos de importância da cultura e para a educação do homem, promovendo a diversidade cultura, a cidadania e um reflexo na qualidade de vida.
No dia 18 de maio, anualmente e globalmente, tem-se diversas atividades relacionadas ao Dia Internacional dos Museus, sendo que exposições, palestras, seminários, visitadas com entrada gratuita em museus, exibição de filmes, peças de teatro, danças e músicas, são algumas das opções encontradas.
A data do Dia Internacional dos Museus deveu-se ao Comitê Internacional de Museus (ICOM), em 18 de maio de 1977. O motivo da escolha não está definido.