O Dia Nacional das Comunicações acontece anualmente em 5 de maio.
O mundo, como é hoje, não vive sem comunicação. E ela pode acontecer de diversas formas: rádio, televisão ou internet, por exemplo. De qualquer forma, pode-se notar que os métodos de comunicação foram aperfeiçoados, passando desde mensageiros, aves, telégrafo e o telefone.
Foi desde o século passado que a comunicação se tornou uma parte importante para o ser humano, pois vendo de modo estratégico, a comunicação é um modo de manter a sociedade se relacionando, interagindo – comunicando.
A comunicação é uma maneira de trocar informações, experiências ou ideais, entre qualquer pessoa, de qualquer geração. É fundamental vê-la como uma característica indispensável deste mundo globalizado, permitido através da atual integração mundial de redes de comunicação.
Origem do Dia Nacional das Comunicações
A data do Dia Nacional das Comunicações se baseou no dia de nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, também conhecido apenas como Marechal Rondon.
Rondon é considerado o patrono das comunicações, pois ele foi o responsável pela integração das regiões centro-oeste e norte com o sudeste. Naquela época, o único meio de comunicação (para distâncias) era o telégrafo elétrico, porém eram necessários muitos recursos.
Desta forma, Rondon criou importantes linhas telegráficas. É claro que hoje, as linhas telegráficas foram substituídas pelas linhas telefônicas e fibras ópticas, além das transmissões de dados.